domingo, 2 de setembro de 2012

PADRE SÁTIRO NÃO É MAIS DA CAPELA DE SÃO VICENTE

      Hoje, na Capela de São Vicente padre Sátiro pegou todos os presentes de surpresa. É que ele anunciou sua saída à frente do templo vicentino.
     Está certo que já era esperado a qualquer momento este acontecido, mas não esperávamos que fosse tão imediato, no dizer, de surpresa.
     Então, posso dizer que foi um momento de inteira tristeza para todos nós que participamos da equipe vicentina.
     Padre Sátiro, caladinho que só ele. Muito introspecto, anunciou, para espanto de todos os presentes, sua saída.
     A partir de hoje, padre Sátiro deixa a Capela de São Vicente de Pauloo  depois de quase 56 anos ao seu comando.
     A comunidade presente acompanhou a notícia boquiaberta. Ninguém  estava acreditando que este momento havia chegado.
     Padre Sátiro com o seu jeito carismático, com sua voz um pouco embargada, anunciou sua saída da coordenação geral da Capela de São Vicente.
     E assim como padre Sátiro anunciou a sua saída da Capela de São Vicente também anunciou o padre Charles Lamartine como seu substituto.
     O choro tomou conta de muitos que estavam ali presente. O grupo Queremos Deus tentou fazer uma homenagem, mas as cantoras ficaram emocionadas.
     Na sacristia, todos foram fazer o voto de sucesso ao padre Sátiro no seu merecido descanso. Sua aposentadoria da Capela de São Vicente de Paulo era inevitável.
     Estou trabalhando na 2ª edição do livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro e como não poderia de deixar, registrei este momento. Sátiro, sabedor desta obra não deixou de acrescentar: " pode contar comigo". 
     E eu sei disso, padre Sátiro. Sempre que precisei, contei contigo para os meus mais variados projetos.
     Estou triste por saber que o padre Sátiro deixou a capelania de São Vicente, mas feliz por saber que ele descansará. Descansará de seus trabalhos da São Vicente, mas arduamente continuará a serviço de Deus no Mosteiro Santa Clara.
     Do próprio Diocesano, padre Sátiro estará, em breve, deixando o comando, passando o bastão para o padre Charles, atual vice-diretor.
     Durante a missa, quando eu fiquei sabendo da aposentadoria de padre Sátiro da São Vicente, procurei providenciar uma máquina fotográfica para registrar o momento.
     Fotografei uma grande consternação por aquele momento ímpar na vida da comunidade vicentina.
Agradeceu a todos, sem excessão, que fizeram parte e/ou ainda fazem parte da equipe de apoio da Capela de São Vicente.
     A maior parte das suas alegrias ele obteve ali mesmo na Capela de São Vicente, a excessão de uma:  para padre Sátiro, o maior momento de tristeza naquela comunidade de São Vicente foi ver a Escola 13 de junho desativada por falta de apoio.
      Vá em paz descansar e ter sua merecida aposentadoria. Saudades e quando quiser, pode visitar-nos.
      Um abraço e obrigado pelas palavras amigas de orientação espiritual...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário