quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DO SESC

     O Serviço Social do Comércio está completando 66 anos de existência, hoje 13 de setembro de 2012.
     E sua história começou a ser contada depois da 2ª Guerra Mundial, quando os empresários do comércio e da indústria buscaram melhores alternativas para o crescimento econômico do Brasil.
     Em maio de 1945, na cidade de Teresópolis (RJ), vários empresários realizaram a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP), dirigida pelo presidente do Conselho Nacional do Comércio, João Daudt d'Oliveira.
     Desta reunião surgiu o documento chamado "Carta de Teresópolis", de onde originou a "Carta da Paz Social".
     Tal carta foi apreciada pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra que assinou o Decreto-Lei nº 9.853, no dia 13 de setembro de 1946, outorgando a Conferência Nacional do Comércio a criar e organizar o Serviço Social do Comércio (SESC).
     O Artigo 1º desta Lei assim reza legalmente sua criação: "Fica atribuído à Federação do Comércio o encargo de criar o Serviço Social do Comércio (SESC), com a finalidade de planejar e executar, direta ou indiretamente, medidas que contribuam para o bem estar  social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, e, bem assim, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade".
     Sendo asism criado, o SESC surgiu com o caráter jurídico de direito privado, mantida mediante contribuição dos empregadores.
     Hoje a marca SESC está espalhada por todo território nacional com departamentos reginonalizados ligados a Federação do Comércio (FECOMERCIO).
     E para comemorar o anivrsário, está programada a mudança de logomarca que promete nacionalizar toda rede SESC espalhada pelo Brasil afora.
     Eu, como pertencente do quadro de funcionário do SESC a cerca de 2 anos, sinto-me orgulhoso de fazer parte desta história de 66 anos de muita cultura, lazer, educação, assistência odontológica e nutricional, educação esportiva, ação social e uma infinidade de atuação que só o padrão SESC tem.
    Parabéns. São 66 anos de uma contribuição social jamais realizada em todo o Brasil.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário