A terra baiana foi um reduto de cangaceiros nos últimos tempos deste movimento nordestino.
O local é Salgadinho, estado da Bahia um dos lugares bastante percorridos pelo Rei do Cangaço e seus cangaceiros, na época em que a andança do capitão Virgolino Ferreira, o famoso Lampião era grande.
Segundo o pesquisador que encontrou o tesouro nordestino, João de Sousa Lima, quando ele realizava pesquisa para o livro “Lampião em Paulo Afonso", visitou vários pontos por onde andou os cangaceiros. "Neste período, uma das coisas que mais despertou minha atenção foi conhecer a casa onde nasceu a bela cangaceira Lídia, de Zé Baiano. Contra todas as possibilidades e intempéries geradas pelo tempo, a casa teimava em continuar erguida, mesmo estando assombrosamente carcomida pelos cupins, resistia imponente e enigmática".
Lá foi encontrado um tesouro que nos faz voltar no tempo. A relação do material, está abaixo relacionado. Os objetos da foto são:
Duas grandes moedas do tempo do Império, datadas de 1831 e que trazem estampadas o numeral 40;
Dois tinteiros de nanquim;
Dois punhais, sendo um de 35 centímetros e um menor e mais belo, medindo 23 centímetros trazendo na folha de aço o nome, FAVORITA KOCK e C° KOLM, ST e C;
Uma mecha de cabelos presa por uma trabalhada peça de ouro;
Um chicote de couro;
Um canivete;
Dois vidros antigos de perfume;
Duas esporas;
Uma casca de bala com as iniciais FEAG e datada de 1921;
Vários botões de tamanhos variados;
Um dedal;
04 chaves de portas;
Várias fivelas;
Um pequeno recipiente de alumínio feito para guardar agulhas;
Vários carretéis de madeira (escrito em alguns: LINHA BISPO, GLACÊ E ÔLHO);
Uma almotolia para lubrificar máquina;
Dois fusos;
Um vazador de fabricação artesanal;
E uma moeda de 100 réis, datada de 1928.
Estas valiosas e importantes informações eu consegui no blog do escritor João de Souza Lima, http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/2009/01/o-bau-de-dona-balo.html
Para quem quer saber mais sobre o assunto cangaço, que não para de aparecer mesmo alguém achar que já está batido, é só acessar. Riquezas e mais riquezas.
Bem que Mossoró poderia ter uma relíquia dessas dos dois cangaceiros que tombaram mortos por aqui. Pelo menos que eu saiba, ... (O quê ?)
Bem que Mossoró poderia ter uma relíquia dessas dos dois cangaceiros que tombaram mortos por aqui. Pelo menos que eu saiba, ... (O quê ?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário