segunda-feira, 30 de abril de 2012

SESC MOSSORÓ E O 1º DE MAIO

     O Sitema FECOMÉRCIO, por meio do SESC - unidade de Mossoró, apresentará uma vasta programação para comemorar o dia do trabalhador.
     As atividades será gratuita e envolvem diversas modalidades como esporte, lazer, cultura, serviços de saúde e beleza.
     Acompanhe a programação que durará o dia inteiro:
Torneio esportivos;
Aulas de ginástica;
Oficinas circenses - malabarismo, perna de pau e mágicas;
Oficina de incentivo à leitura;
Recreação infantil;
Exames do câncer de boca na terceira idade e os cuidados com a prevenção;
Orientação de saúde e alimentação saudável;
Apresentação de teatro e dança;
Brinquedos infláveis;
Orientação jurídicas;
Distribuição de sucos;
Cinema;
Apresentação culturais;
Beleza: espaço mulher e Shows musicais (Banda Inala).

QUEREMOS DEUS EM AÇÃO

    

     O grupo Queremos Deus da Capela de São Vicente estará em mais uma apresentação. Desta feita o Grupo Vocal e Instrumental Queremos Deus fará a parte litúrgica dos 35 anos da Gazeta do Oeste a ser realizada no Kikos Eventos.
     O evento será organizado pela Master Eventos e presidida pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas (Igreja Católica), pastor Anselmo (Evangélico) e Bell (Movimento Espírita).
     O ato ecumênico acontecerá a partir das 8 horas da manhã contando com a participação de todo quadro funcional da própria Gazeta do Oeste e demais convidados.

domingo, 29 de abril de 2012

GUALTER ALENCAR E O CORDEL NORDESTINO

                                            
     Esta é a capa de um dos trabalhos do talentoso professor-cordelista, Gualter Alencar do Couto.
     Ele, que é mossoroense de nascimento, órfão de pai e mãe (José Domício do Couto e Luíza Vieira de Alencar do Couto), logo cedo mostrou talento para o mundo das letras.
     Já tem em seu curriculum trabalhos como autor de produtor da primeira coletânea poética mossoroense em CD e fita K7, intitulada "Instantes Poéticos".
     Na lista de cordéis, Gualter já publicou mais de 50 trabalhos em versos, dentre eles: "Via Sacra de Jesus", "A Vida de Santa Luzia", "O Cordel, sua origem, seu significado, seus temas e seu formato", "Elizeu Ventania, o rei das Canções Populares" e "País Rico de Povo Pobre".
     Parabéns pelo trabalho. A qualidade de seus trabalhos é sua vocação.

CARTÃO DE VISITA

     Como o processo de confecção de cartões de visita ainda era um pouco caro na época, resolvi improvisar. Fiz no papel peso 40 o cartão de apresentação do meu primeiro livro Retratos de uma Paixão, publicado em 2000.
     O resultado valeu a pena, pois consegui vender todos os livros confeccionados.
     O livro de poesia romântica, fez um retrato fiel da minha luta pela conquista de minha amada, hoje esposa, Maria Rosimeire Lopes.
     Fica a lição que não basta ter dinheiro, tem que ter criação. Se bem que o leitor hoje está um pouco mais exigente...

sábado, 28 de abril de 2012

CARTÃO DE VISITA DOS ARTISTAS

     
     Já fui músico profissional, daquele que cobra cachê para fazer apresentação. Tive parcerias musicais com vários companheiros.
     Aqui acima o esboço de um cartão de visita (apresentação) do duo Eriberto Monteiro e Robson Carvalho.
     O projeto não emplacou, é verdade. Apenas ensaios e algumas apresentações. Tentamos em outro momento até montarmos uma banda.
     Robson era o cara sonhador e sempre embrenhou de cara na vida musical. Eu gostava muito de música, porém era um pouco mais contido. Talvez um dos motivos do insucesso.
     Cada um seguiu seu rumo. Eu continuo na música. Não com tanto afinco devido ao curto tempo. Ele. Ah! Não sei notícias...
   

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CARTEIRINHA DA BILBIOTECA MUNICIPAL

     A Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte eu frequento desde o tempo em que eu fazia a 6ª série (por volta do ano de 1983).  Sua sede ainda era no Museu Municipal. Isso a instituição não tinha Ney Pontes como Patrono, só vindo a acontecer por volta de 1996, quando da passagem de Sandra Rosado na administração municipal.
     Lá eu lembro bem que era atendidas por Maria do Carmo e Anita Arnoud, velhas guerreiras dos livros.
     Posteriormente a biblioteca se mudou para um casarão localizado ao lado da antiga Rádio Libertadora e  depois ao lado do Banco Bradesco, rua Dix-Sept Rosado.
     Esta carteirinha data 1997 quando ainda era localizada ao lado da Rádio Libertadora, próximo ao local onde morei durante 14 anos consecutivos (Rua Francisco Isódio, 78). A fotografia eu retirei para utilizá-la em outro documento.
     Grandes recordações eu tenho daquela época. Hoje, eu sou um dos guardiões dos livros desta casa da cultura, pois lá trabalho desde 2005.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CHOCOLATE SENSUAL

     Participando da febre que instalou em Mossoró, banda de pagode, em 1999 era violonista do grupo Chocolate Sensual, que tinha como líder, Wellington.
     O grupo nasceu dentro do grupo de jovens da Paróquia de São João Batista e tinha a composição de 13 pessoas.
     Na cidade fazíamos várias apresentações nos quatro cantos de Mossoró.
     Quando surgiu a minha ideia de musicar a Ode ao Baraúnas, esta poesia virou o Pagode do Leão, cantada sempre nos jogos do tricolor mossoroense.
    A foto deste post é de um ingresso de quando o grupo fez uma apresentação. Guardo este ingresso de recordação de uma fase de ouro desta minha vida artística.
     O evento foi no QRV Clube com grande participação popular.
     O detalhe é que, os pinguços do grupo beberam tanto que o cachê ficou pequeno devido aos descontos da farra da bebida.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

GRAVIDEZ DO PRIMEIRO FILHO


     Esta é mais uma fotografia co meu fotógrafo preferido. Shampoo ? Luciano Lellys ? José Rodrigues ? Alexandre Lopes ? César Alves ? Evaristo Filho ? Que nada. Esta foto foi mais uma de Saullo Russo que sempre esteve retratando os momentos diversos em minha vida.
     Na fotografia, vemos minha esposa, Maria Rosimeire Lopes Monteiro grávida do meu primeiro filho, Lucas Rafael.
     É a única em que apareceu nos nove meses de espera. Mas Saullo não deixou passar e clicou este momento marcante em minha vida.
     Valeu Saullo, por mais esta relíquia em minha vida.
     Vale salientar que foram muitas clicadas pelo jovem amigo que sempre esteve presente em minha vida e que estarei mostrando o trabalho deste rapaz que fazia de sua arte fotográfica um prazer dedicada ao próximo.

CORDELTECA ERIBERTO MONTEIRO

     Iniciei a coleção de cordéis a partir do cordel de Manoel Tavares, Visita aos Poetas do Além, e hoje já apresento com cerca de 45 cordéis.
     É delicioso ter em casa uma coleção que expressa a cultura nordestina, mais precisamente de Mossoró.
     Desde já agradeço aqueles que gentilmente me presentiaram e outros por motivos outros não fizeram este feito, mesmo assim, com muita satisfação adquirir o exemplar para aumentar a minha cordelteca.
     Se alguém tiver alguma dica, exemplar ou ideias outras, é só deixar o seu comentário no blog eribertomonteiro.blogspot.com
     Posteriormente deixarei trechos de cordéis para que Mossoró conheça um pouco dos trabalhos destes bravos legítimos poetas nordestinos.
    

domingo, 22 de abril de 2012

FILHOS LINDOS DE MORRER




Esses dois são meus filhinhos queridos. Eles são lindões. Lindos de morrer. Posso até comentar, mas a imagem por si só falam tudo. São realmente lindos de morrer (ou matar...).

BARAÚNAS É CONHECIDO NACIONALMENTE

     Ontem na decisão da Copa Rio Grande do Norte o time do Baraúnas foi goleado pelo América de Natal, em Natal, por 4 a 1. Resultado difícil de ser revertido em Mossoró no próximo dia 25 de abril, quarta-feira.
     O Baraúnas se mostrou muito nervoso, cedendo espaço para o time americano.
     Outro problema que eu posso avaliar é a falta de elenco. Quem saia não era substituído a altura do titular, acarretando em enormes prejuízos.
     Porém onde eu quero chegar é na torcida do Potiguar. (??)
     Desde a derrota do Baraúnas que eu recebo ligação ou post no twitter falando mal do meu Baru.
     Vejam só: enquanto o Baraúnas jogava pelo título da Copa RN o Potiguar lutava contra o rebaixamento. As princesas tem direito de falar alguma coisa ???
     Para lembrar mais ainda algo que as princesas tenham esquecido, eu lembro agora. O Baraúnas é conhecido nacionalmente. Fez história na Copa do Brasil de 2005 e até hoje é lembrado em todos os recantos brasileiros. Isso 7 anos após o feito.
     Quer mais  ??  Então assista ao vídeo do Baraúnas, destaque nacional, no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=mQhXpcZJFD8&feature=related

sábado, 21 de abril de 2012

RELÍQUIAS DO CANGAÇO

     Garimpando na internet sobre o gangaço, algo me chamou atenção sobre um tesouro encontrado.
     A terra baiana foi um reduto de cangaceiros nos últimos tempos deste movimento nordestino.
     O local é Salgadinho, estado da Bahia um dos lugares bastante percorridos pelo Rei do Cangaço e seus cangaceiros, na época em que a andança do capitão Virgolino Ferreira, o famoso Lampião era grande.
     Segundo o pesquisador que encontrou o tesouro nordestino, João de Sousa Lima, quando ele realizava pesquisa para o livro “Lampião em Paulo Afonso", visitou vários pontos por onde andou os cangaceiros. "Neste período, uma das coisas que mais despertou minha atenção foi conhecer a casa onde nasceu a bela cangaceira Lídia, de Zé Baiano. Contra todas as possibilidades e intempéries geradas pelo tempo, a casa teimava em continuar erguida, mesmo estando assombrosamente carcomida pelos cupins, resistia imponente e enigmática".
     Lá foi encontrado um tesouro que nos faz voltar no tempo. A relação do material, está abaixo relacionado. Os objetos da foto são:
Duas grandes moedas do tempo do Império, datadas de 1831 e que trazem estampadas o numeral 40;
Dois tinteiros de nanquim;
Dois punhais, sendo um de 35 centímetros e um menor e mais belo, medindo 23 centímetros trazendo na folha de aço o nome, FAVORITA KOCK e C° KOLM, ST e C;
Uma mecha de cabelos presa por uma trabalhada peça de ouro;
Um chicote de couro;
Um canivete;
Dois vidros antigos de perfume;
Duas esporas;
Uma casca de bala com as iniciais FEAG e datada de 1921;
Vários botões de tamanhos variados;
Um dedal;
04 chaves de portas;
Várias fivelas;
Um pequeno recipiente de alumínio feito para guardar agulhas;
Vários carretéis de madeira (escrito em alguns: LINHA BISPO, GLACÊ E ÔLHO);
Uma almotolia para lubrificar máquina;
Dois fusos;
Um vazador de fabricação artesanal;
E uma moeda de 100 réis, datada de 1928.
     Estas valiosas e importantes informações eu consegui no blog do escritor João de Souza Lima,  http://lentescangaceiras.blogspot.com.br/2009/01/o-bau-de-dona-balo.html
     Para quem quer saber mais sobre o assunto cangaço, que não para de aparecer mesmo alguém achar que já está batido, é só acessar. Riquezas e mais riquezas.
     Bem que Mossoró poderia ter uma relíquia dessas dos dois cangaceiros que tombaram mortos por aqui. Pelo menos que eu saiba, ... (O quê ?)

JÁ TRABALHEI COM RAIBRITO

     Outrora já trabalhei com Raimundo Soares de Brito, o RaiBrito.
     Ele é o maior historiador vivo de Mossoró, pois já escreveu inúmeros livros históricos sobre diversos assuntos.
     Na época, 2006,  eu fui convidado pela Prefeitura de Mossoró, na pessoa de Gonzaga Chimbinho, a auxiliar o velho guerreiro das letras.
     Possuía uma agenda de serviços para executar no meu novo serviço.
     Havia deslocado os meus serviços da Biblioteca pública Ney Pontes Duarte para a então Biblioteca Virtual Raibrito. Dentre os serviços a executar, estão abaixos relacionados:

Conseguir informações sobre os bairros de Mossoró (já procurava informações concisas sobre o assunto de uma pessoa toltalemente de credibilidade);
Algo sobre Cônego Sales;
E sobre Amâncio Ramalho;
História de Cocão;
Capela do Bom Jesus;
Onde está a CPU do computador da Biblioteca Virtual Raibrito;
Sobre o funcionamento do scanner;
Sobre o funcionamento da impressora;
Restaurações dos livros da biblioteca virtual;
Dá continuação ao livro "Executivo e Lesgislativo", juntamento com Marcos Oliveira, seu sobrinho;
Livro de Sebastião Gurgel;
Sobre o funcionamento da internet;
E possível continuação do livro Cronologias Mossororneses, de Lauro da Escóssia.

     Lembrando que tudo isso no ano de 2006 e este ano, 2012, um certo autor teve a mesma ideia que eu tive sobre os livros de Raibrito e Lauro da Escóssia. Até parece que leu os meus pensamentos.

TAMBÉM JÁ FUI ATOR

     Ontem fui ao melhor espetáculo de teatro que eu já tinha visto: Sem Palavras.
     Sem Palavras é um espetáculo encenado pela companhia O Pessoal do Tarará e mostra dois atores, Maxton Ariton e Antonio Marcos com uma desenvoltura cênica jamais vistas por estas bandas.
     Pois, bem. Isto lembrou do tempo que eu fazia teatro. E encenava também, claro. Na foto tem a representatividade do espetáculo "Estou Alegre". Um musical em que eu fui o protagonista que, mesmo sendo mendigo e maltrapilho, era feliz pois tinha Jesus no coração.
     A peça era replena de improvisos que eu me sai muito bem e sendo aplaudido e elogiado posteriormente. Além desta peça, estreei em outras que postarei depois.
     Inclusive, optei pelo curso de Letras e Artes não por acaso, afinal estava, de certa forma, inserido na arte de Mossoró.
Posso lembrar que, posteriormente estudei artes ao lado de Gustavo Ventura, Ewerton Dantas, Nonato Santos, Tony Silva, Lenilda, Cláudia Azevedo, Damásio Costa, dentre outros que optaram pela arte e dela fazem  a cultura mais forte em Mossoró.

POUCAS PALAVRAS

     Comentar alguma coisa sobre esta peça só tenho uma palavra para dizer: sensacional.
     Parabéns a toda equipe do Pessoal do Tarará.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO MONXORÓS

     Hoje é dia do índio, os primeiros habitantes do Brasil.
     E daí ?
     Daí, o que se tem conhecimento, é que por esta região oeste do Rio Grande do Norte não foi diferente: os índios Monxorós foram os primeiros habitantes desta terra potiguar.
     O grupo Monxorós, índios da nação dos Cariris, de concreta mesmo que se tem notícia é a extinção desta tribo. Mas, certamente por esta banda a população mossoroenses está mestificado com o sangue tribal monxorós, adotando inclusives os costumes.
Viva ao dia do índio. Viva ao índio Monxorós que fez de Mossoró seu berço por longo tempo.

PESSOAL DO TARARÁ

     O melhor grupo de teatro de Mossoró e um dos melhores do RN "O Pessoal do Tarará" estará se apresentando amanhã, a partir das 20h na Escola de Artes de Mossoró.
     O novo espetáculo, sob direção de Dionízio do Apodi, não tem linguagem verbal e  é encenado pelos jovens atores Antônio Marcos e Maxson Ariton. O título, intrigante, criativo, irreverente é sem dúvida a marca de um teatro cheio de estilo do grupo: 'Uz Kra d'ku Nupal Kunu' (ou Sem Palavras).
     Para assistir ao espetáculo gratuito os interessados poderão retirar seus convites na sede do grupo, hoje, a partir das 14h, na rua Rodrigues Alves, 1012, Baixinha (Santo Antônio), próximo ao Portal do Saber.
     Recomendo e estarei lá para prestigiar este grupo que a cada espetáculo amadurece mais ainda e melhora nas suas apresentações.
     Parabéns a Dionísio e toda sua equipe de atores, mais que artistas. Valeu, cara.


 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

     No Brasil, hoje é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil. Esta data foi escolhida em homenagem à data de nascimento do escritor José Bento Monteiro Lobato, ou simplesmente, Monteiro Lobato.
     A comemoração se estende durante o dia todo e a Biblioteca Municipla Ney Pontes Duarte disponibiliza vários livros de Monteiro Lobato para quem quer  conhecer sua obra e viajar num mundo de imaginação criado por ele.
     O funcionamento da Biblioteca inicia as 7h30 indo até às 22h.
     Além das salas de estudos, de pesquisa, hemeroteca, acesso à internet, todas climatizadas, amplo espaço e acervo variados para todos os gostos.
     Passem lá, Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, Centro de Mossoró, onde funcionou a antiga Escola Técnica União Caixeiral.

BAÚ DO BETINHO


      Direto do túnel do tempo, venho com esta. Se bem que é não é tão velha assim, mas é do Baú do Betinho.
      Aqui ao lado tenho a carteira de quando eu ainda estudava. Sim, e fazia Faculdade de Ciências Econômicas na Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN).
      O ano era 1991 quando acidentalmente passei para Economia. O problema foi o código. Prestei vestibular para Ciências Contábéis com o código 024. Só que na hora do resultado, da leitura do código, acabei caindo no código 021.
      Fui aconselhado a fazer tal curso mesmo a contra gosto e depois de um ano poderia mudar para o curso desejado. Dancei geral.
      Fiquei por pouco mais de 2 anos, quando tentei outra faculdade.
      Se prestarem atenção na fotografia, verão que beleza é fundamental. Como eu estou lindoooooo!!!!!!
      Do Baú do Betinho.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CENTENÁRIO DE DIX-HUIT ROSADO

     O amigo Sebatião Almeida está preparando a comemoração do centenário de nascimento do saudoso prefeito de Mossoró, Dix-Huit Rosado Maia.
     Lambrando que Sebastião já trabalhou ao lado do velho alcaide, sendo Chefe de Gabinete em uma de suas gestões e tinha estreitos laços de amizade com a família do homenageado.
     Na Biblioteca Ney Pontes Duarte já houve uma exposição em outrora realizada pelo próprio Sebastião Almeida, com grande participação pública.
     O evento contou com a exposição de objetos particulares e fotografias lembrando o inesquecível Dix-Huit.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ODE AO BARAÚNAS



A força que está solta na cidade
Tem três cores distintas do coração
O vermelho, o branco e o verde
É o Baraúnas, campeão

O Leão tricolor de Mossoró
É brilhante, vibrante e vencedor
Sua raça supera o oponente
Por isso que eu amo o Tricolor

Baraúnas, Baraúnas
A glória reina em você
Baraúnas, Baraúnas
O seu lema é vencer

Os adversário que se cuidam
Pois o Leão está solto na cidade
Nas partidas ele é o nosso rei
Pois a ganha com total majestade

O Leão tricolor de Mossoró
É brilhante, vibrante e vencedor
Sua raça supera o oponente
Por isso que eu amo o Tricolor

Baraúnas, Baraúnas
A glória reina em você
Baraúnas, Baraúnas
O seu lema é vencer

domingo, 15 de abril de 2012

NOTA DE COMPRA

     Esta é uma nota para conferência de compra feita pela Casa Rádio, hoje extinta. Achei-a em meio as minhas coisas.
     Lembrando que o vendedor foi meu amigo Saulo Russo de tantas batalhas e a loja (Casa Rádio) funcionava juntamente com o Sukatão Manaus.
     Vale a lembrança. A lembrança de quem viveu bons tempos aquele ano de 1997.
     Amigo Saulo, esta é direto do baú do Betinho.

BEIJE-ME

No abraço do seu corpo
Sinto o meu coração morto
Pela falta do seu beijo
Mas, um dia, eu desejo
Que você volte a me amar
Meus lábios ternamente beijar
E meu corpo possa novamente viver
Eu possa teus lábios tocar
Nunca mais te procurar
E sempre, sempre ter você.



Extraído do livro de Eriberto Monteiro.

MEU CASAMENTO

     Esta foto é do meu casamento dia 10 de julho de 2004 com minha amada Maria Rosimeire.
     O fotógrafo, nada profissional, foi Saulo Russo que estava lá todo faceiro e atendendo ao meu pedido para retratar o evento.
     Para celebrar o matrimônio contei com a ajuda do padre José do Vale (in memorian) em delegar ao padre Sátiro (no qual admiro bastante) a celebração do casamento na Paróquia de São João Batista, bairro Doze Anos.
     Estavam lá, além dos meus familiares e o da noiva, em especial, meus amigos do peito, Saulo Russo (fotógrafo), Luís Antônio (LuizZ), Nelson Júnior, De Assis Sabino, Antônio Serafim e José Carlos (o Pôca Miséria.
     Logo após passei a minha lua de mel na famosa praia do Tibau.

sábado, 14 de abril de 2012

VAMOS TODOS AO JOGO BARAÚNAS X SANTA CRUZ

     Este ano o time do Baraúnas está em boa fase. Amanhã será o jogo de sua vida para salvar o ano de 2012 contra a equipe do Santa Cruz de Inharé.
     A partida será a partir das 17hs no Estádio Nogueirão com transmissão ao vivo de todas as rádios AM de Mossoró.
Para aqueles dasavisados, o ingressos para arquibancada serão vendidos nas bilheterias do estádio ao preço de R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (estudante). Enquanto que as cadeiras, R$ 50,00 (inteira) e 25,00 (estudante).
     Eu já comprei o meu e espero encontrar muitos apaixonados pelo tricolor mossoroense torcendo e lenvando a equipe à vitória.
     Solte o Leão!!

A GRATIDÃO CONTINUA

     Esta ilustração ao lado foi o convite do lançamento histórico-cultural do meu livro "Capela de São Vicente, fé e bravura: de Vicente ao padre Sátiro".
     O esboço do mesmo foi confeccionado pelo meu amigo Maurílio Carneiro que também é parceiro na pesquisa do livro Bairros de Mossoró - uma ótica diversa".
     Contei com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mossoró, da Comunidade Vicentina de Mossoró, UTI do Micro, CEVIM, Sport Soccer, Paladar Fino e Mossoró Pré-moldados. Grandes parceiros na hora que o escritor mais precisou. No caso, eu.
     Desde já e novamente aviso que sou eternamente grato pelo apoio.

QUEM É ?


     Quem é este ? Ganha um prêmio de um milhão (só na safra) quem adivinhar a imagem apresentada.
     Esta fotografia foi tirada no dia 10 de abril de 1997 em homenagem ao aniversário de alguém.
     A festa foi regada a muita música de violão ao vivo e Montilla de montão.
     Não é nenhum bandido. Este camarada é uma pessoa de primeira. O problema é que nesta época ele vivia fugindo dos cobradores, inclusive tais cobradores tinham uma associação de caça ao dito devedor. Até hoje ele não foi encontrado pelo grupo de credores.

CASAMENTO TOCADO PELO QUEREMOS DEUS

     O Grupo Vocal e Instrumental Queremos Deus da Capela de São Vicente de Paulo acaba de tocar o casamento dos noivos Rafael Siqueira e Patrícia Fernandes.
     O casamento foi realizado na Paróquia de São João Batista e o vocal do grupo estava representado pela cantoras Maria Rayane, Maria Cleite e Jéssica Rebeca, tocando, euzinho.
    A cerimônia foi realizada pelo padre Rierson e fazendo o cerimonial, Lenilda Maria, tia da noiva.
     O que Deus une jamais se separem. Este é o meu desejo para o belíssimo casal.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SEXTA-FEIRA 13

     Hoje é sexta-feira 13. E daí ? Para quem tem superstição esta data está repleta de crenças e medos.
Mas por que tanto misticismo diante de uma data que poderia ser normal como qualquer uma ?
     Pesquisamos para buscarmos uma resposta e conseguimos algo meio que estranho que até hoje alguns povos povos se comportam de maneira diferente nas sextas-feira 13.
A superstição acerca da data é  na verdade uma combinação de dois medos separados: o medo do número 13, chamado triskaidekafobia, e o medo de sextas-feiras. A fonte mais familiar de ambas as fobias é a teologia cristã. O treze é significativo para os cristãos porque é o número de pessoas que estavam presentes na última ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o décimo terceiro a chegar. E, tradicionalmente, os cristãos têm mais cautela com as sextas-feiras por Jesus ter sido crucificado nesse dia.
     Outros fatos relacionados a este dia dizem respeito ao que alguns estudiosos pregam. Segundo alguns teólogos Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira, e que o grande dilúvio começou em uma sexta-feira.
     No passado, muitos cristãos não iniciavam nenhum novo projeto ou viagem em uma sexta-feira, por medo de que o esforço fosse condenado desde o princípio. 
     Na verdade, são tantos relatos que o cinema americano resolveu eternizar a data causando ainda mais medos aqueles que tinham certo receio com este período.
     Em Mossoró algumas pessoas ainda tem esta suprstição e a  trata como forma a afastar todo mal existente na data.
     E você, tem coragem de realizar algum feito nesta data ? Caso a resposta seja afirmativa, se apegue a Deus que tudo será resolvido...

BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE

     A equipe da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte está a pleno vapor para digitalização do seu acervo.
     Ela que teve sua fundação em 1948, passando por várias sedes localizadas no Centro de Mossoró, passa por esta, esperada a tempo, grande transformação.
     Localizada na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire desde 2006, e tendo como diretor o professor Almir Nogueira da Costa, esta casa da cultura considera este processo um feito para melhorias no atendimento de todos os usuários que passam pelas suas depências.
     Dispondo de vários computadores de excelente qualidade, os funcionários trabalham com afinco sobre a direção de Almir e coordenação catalográfica da bibliotecária Maria do Socorro Cunha de Matos.
     Avante, pessoal para vermos esta casa com atendimento tecnológico de primeira.

GONDIM & GARCIA

     A Gondim e Garcia Produções, que tem como um dos sócios, Tácio Garcia, anuncia que o próximo evento promovido pela sua empresa será o Aviões Beach.
     O evento, que marcará o fim das férias, será realizado no dia 28 de julho deste ano, na praia do Tibau.
     Todos estão convidados e já podem se programando para mais em evento com a marca da GONDIM GARCIA.

QUEREMOS DEUS NO CASAMENTO



     Próximo sábado, no caso amanhã dia 14, o Grupo Vocal e Instrumental Queremos Deus (qual eu faço parte), ou pelo menos parte dele, estará tocando o casamento dos jovens, Rafael e Patrícia. Ela, sobrinha da amiga Lenilda da Paróquia de São João Batista, no bairro Doze Anos. E será lá mesmo, o enlace matrimonial, a partir das 9 horas da manhã.
     Os belíssimos cânticos já foram escolhidos pelo coordenador litúrgico do grupo, José Marcos de Oliveira. Acompanhe a relação abaixo:


Entrada dos padrinhos: Amigos pela Fé;
Entrada do Noivo: O amor é um bem maior;
Entrada da Noiva: Marcha Nupcial e Quando o Amor;
Evangelho: Aleluia, Alegria minha Gente;
Bênção e entrega das alianças: Pra sempre te Amarei;
Comunhão: Sacramento da Comunhão;
Bênção final: Abraço Eterno e Cântiga de Matrimônio.

CONCORRÊNCIA GRANDE

     Estou com dificuldades para postar no meu blog todos os dias, até mais de um post. O problema maior é aqui em casa mesmo. A concorrência é grande para a utilização do computador. Como tem minha esposa e meus dois filhos concorrentes direto, tenho que utilizar alguns artifícios para manter o blog sempre atualizado.
     Espero que dê certo e aqueles que sempre visitam esta ferramenta nunca deixem de acessar nem muito menos de colaborar e seguir.
     Obrigado pela compreensão.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TAMBÉM SOU CANTOR

    
     Esta fotografia é do tempo em que participei do Festival de Canções Católica promovido pela comunidade Obra Nova, do bairro Barrocas.
     O evento, já extinto, contava com a participação de artistas de Mossoró e Região e foi um campo de promoção de Deus e descorberta de novos talentos musicais.
     Participei com duas canções próprias, "Estou com o Senhor" e "O Senhor é tudo", representando a comunidade Cristo Rei, da Paróquia São João Batista, do Bairro Doze Anos.
     Interpretei a canção ao lado da Trícia, da Comunidade Cristo Rei, que tem uma belíssima voz e fez dueto comigo.
     A fotografia é do meu amigo Saulo Russo que sempre procurou me acompanhar nos aventos no qual participei.
     Posteriormente trarei a letra da canção que nasceu no ano de 1999 por inspiração divina.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

MISSA DE UM ANO DE LUIZ PINTO


     A família de Luiz Colombo Ferreira Pinto Neto, ex-vice prefeito da cidade de Mossoró, convida parentes e amigos para a missa de 1 ano que será celebrada em sufrágio de sua alma no dia 12 de abril de 2012, às 19 horas, na Capela de São Vicente de Paulo, situada na Avenida Alberto Maranhão, sn, Mossoró-RN.
     Desde já agradece a todos que se fizerem presentes a este ato de fé e solidariedade cristã.

terça-feira, 10 de abril de 2012

TETRA-CAMPEÃO EDMILSON EM MOSSORÓ

     O ex-jogador de futebol que foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 2002, José Edmílson Gomes de Moraes, ou simplesmente, Edmilson, está em Mossoró para gravar um programa, através de um projeto realizado pela ESPN Brasil, Caravana do Esporte.
     Sua vinda conta com a parceria da Unicef e do Instituto Esporte Educação, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, na pessoa da prefeita Fafá Rosado.
     A permanência deste evento será de três dias e está instalado no campo da Estrada da Raiz.
     Lembrando que o ex-jogador visitou as dependências do campo de treinamento do Baraúnas, Toca do Leão, onde passou experiência para os jovens jogadores do Projeto desenvolvido pelo time mossoroense, "Bom na Escola, Bom de Bola".
     Sua estadia em Mossoró é de dois dias (hoje e amanhã).
   

PARABÉNS AO CORREIO DA TARDE

     O jornal vespertino Correio da Tarde está completando hoje 6 anos de existência desde a sua transição em 2006.
     Para quem não lembra, o jornal começou a circular com o nome de Jornal de Mossoró, passando 7 anos, posteriormente mudado para Correio da Tarde e atingindo assim, todo Estado do Rio Grande do Norte.
     O seu fundador, Walter Fonseca e toda sua equipe estão de parabéns  por esta ferramenta informativa do Estado.

BESTEIRAS DE OLIVÁ LEITE JÚNIOR

     Quem esta com um blog que começa a bombar é meu amigo Olivá Leite. Acesse, participe, siga e...Depois você resolve o que fazer...
     O endereço dessa preciosidade, que não tem muita pretensão, já tendo, é minhassincerasbesteiras.blogspot.com.br
     Não se surpreenda com o que encontrar...Também tem coisas sérias...

HE-MAN, QUE FOI DE MOSSORÓ

     Quando postei o texto sobre os lutadores Saulo x Paulo, não imaginaria que posteriormente receberia a notícia de uma tragédia.
     No próprio texto citei os tempos áureos das apresentações de luta livre vividas por um lutador conhecido por He-Man.
     Esse "loiro" por muito tempo foi atração em Mossoró, tantos no ringue quanto pelas ruas de Mossoró na divulgação de suas lutas. A nossa figura arrastava enormes pneus pelos logradouros mossoroenses, com um sol de doer até no pensamento. Tudo isso fazia parte da atração que lotava os ringues instalados na quadra da ACDP.
     Pois bem, a notícia partiu no nosso amigo Roberto Endrigo que participa do blog eribertomonteiro.blogspot.com e me veio com esta: "este teve um fim tágico: foi assasinado pelo próprio sogro, vide reportagem no site inovavox.com.
     Verificamos e confirmamos a veracidade da notícia que também entristece a cidade de Mossoró.
     Leiam a reportagem: "As luzes se apagaram no Circo do He-Man com a morte do seu mentor, o lutador Lenine Alves Baptista, mais conhecido como He-Man, o Gigante Loiro das Américas (o mesmo nome do circo). Ele foi covardemente assassinado.
     O crime aconteceu na cidade de Ouricuri, no sertão pernambucano, há 623 km da capital, Recife. A vítima chegou à cidade no dia 26 de dezembro de 2008 para visitar os filhos que residem com a mãe, Aparecida (Cida).
     O assassino de He-Man, segundo relatos, é seu sogro Manoel Lacerda da Silva, que deu 5 tiros, todos pelas costas. Após o primeiro disparo, que atingiu a cabeça, He-Man ainda tentou fugir, mas levou outros quatro. Forte, como todos os grandes lutadores, o gigante ainda correu até o lote vizinho e caiu. Foi levado consciente ao hospital do município e logo depois foi transferido para Petrolina, onde ficou hospitalizado até o dia 08 de janeiro de 2009, quando veio à óbito. Seu enterro foi em Sobradinho-DF, onde vive sua família (...)". 
     Apesar das más notícias, obrigado meu amigo Roberto Endrigo pelas informações.

domingo, 8 de abril de 2012

SOLIDÃO

A vida na vida
Eu quero viver
Dizer que sou eu
Sentir que sou você
Olhar em você
E me sentir refletido
Caminhar comigo mesmo
E você caminhar consigo
Em busca de mim mesmo
Só você que eu vejo
Querer o que eu quero
E só você que eu desejo
Sentir que eu sou amor
E não ser nem paixão
Procurar só em você
E me sentir na solidão


Extraído do livro inédito de Eriberto Monteiro

RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO POTIGUAR 2012

     O Campeonato Potiguar 2012 na sua última (9ª rodada) rodada do 2º turno teve o seu final, definindo assim, os classificados e o rebaixado para a série  B do referido campeonato do próximo ano.

Alecrim 2 X 1 Santa Cruz de Inharé
ASSU 1 X 1 América de Natal
Corintians de Caicó  0 X 3 Baraúnas
ABC 2 X 0 Caicó
Potiguar de Mossoró  0 X 0 Palmeira de Goianinha
     Com os resultados desta rodada, os próximos jogos decisivos serão disputados no próximo domingo, dia 15 de abril. Ninguém joga pelo empate. A vantagem é apenas pelo mando. Se a partida sair empatada, será disputada em penalidades até sair um vencedor. Confira os jogos:

ABC X AMÉRICA (no Frasqueirão, em Natal)

BARAÚNAS X SANTA CRUZ (no Nogueirão, em Mossoró)

sábado, 7 de abril de 2012

MALHAÇÃO DO JUDAS

     A malhação, enforcamento ou queimação do Judas é um costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização européia. Para alguns pesquisadores, seria um resíduo folclórico transfigurado das perseguições aos judeus que se desencadeou na Idade Média, na época da Inquisição.
     Para outros, o Judas queimado seria uma personalização das forças do mal, vestígio de cultos para obter bom resultados, no início e no fim das colheitas, realizados em várias partes do mundo. Há ainda alguns historiadores que afirmam ser o costume remanescente da festa pagã dos romanos.
     Nesta malhação, no Brasil faz-se também necessário o julgamento de Judas, antes da sua condenação e execução que pode ser surrado ou queimado até que fiquem somente as cinzas.
     Na leitura de sua sentença, é feita lido também o testamento do condenado. O "testamento" é adaptado ao folclore de cada região onde a brincadeira é proposta. Uma sátira das pessoas e locais.
           

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano IV – Edição nº 503 (geral) e 19ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 05 de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 14ª/52, Dias: 96/366 e faltam 270 dias para término do ano.
“Causo democrático!”
Mané Beradeiro e sua visão de páscoa: “Lei a Bíblia e verá / em cada livro um consolo / mas aposto que não tem / coelho, ovo e bolo / pois na Páscoa do Senhor / Não tem nem um dolo”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins –Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:

Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer, entre no site www.jornalporanduba.com, e o Rubens Coelho vai lhe dizer! Feliz Páscoa e boa leitura nobre leitor/a.

MISÉRIA, GÊNERO: qual vem antes? - Um sujeito que estuprou meninas de 12 anos acaba de ser absolvido, pois "elas já eram prostitutas”.

CORTA I
Na TV Globo, que raramente assisto, por razões óbvias, deparo-me com um Profissão Repórter, do Caco Barcelos, que já admirei quando produtor independente. No seu formato "inovador”, que dá destaque quase igual tanto aos jovens repórteres em aprendizado quanto ao próprio tema tratado, o programa cobria, desta vez, o que chamavam de "prostituição infantil” ao longo das estradas brasileiras. De cara, o termo já estava errado. Se é infantil não é prostituição, é abuso. A equivocada visão apresentada pela reportagem, que se veste de "denúncia”, realiza o contrário do que deseja parecer, fornecendo na verdade um reforço, uma "evidência”, mesmo, e nem tão subliminar, para aquela desastrosa decisão judicial com que abri este texto.
Decisão duplamente desastrosa, pois abre um precedente jurídico. Precedente que esse programa Profissão Repórter justifica, em sua pretensa reportagem--denúncia. Após mostrar meninas (crianças, sim!) prostituidas nas estradas, cidade após cidade brasileira, na conclusão do programa ele encerra falando rapidíssimo, como uma espécie de selo obrigatório, "prostituição infantil é crime no Brasil”. E pronto. No entanto, ao longo de toda a reportagem a equipe vai e volta do norte, acompanhando uma rota "denunciada” por caminhoneiros – os próprios clientes das meninas, sempre poupados. Recentemente apresentados até mesmo como "benfeitores”, por terem ajudado a polícia no desenho da rota da "prostituição infantil” (...).
CORTA IV
Como se vê no programa Profissão Repórter, a iniciação sexual de certas meninas começa aos 10 anos. Seus "parceiros” devem continuar a ser perdoados? Ou vamos lutar contra esse precedente jurídico tão evidentemente... fundamentalista? FONTE: www.adital.com.br, por Rita Moreira – d’Observatório da Mulher busca contribuir, resgatar e tornar visíveis as lutas das mulheres no Brasil.

ERIBERTO MONTEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO– Nosso correspondente e amigo estreia na série, porém, ele já contribuiu com a coluna em outros momento. Alô Eriberto, parabes amigo, já visitei e vou segui-lo ta! Manda ver.
A quem interessa possa, estou com um blog pessoal http://eribertomonteiro.blogspot.comque trata de minhas obras como escritor, compositor, músico e pesquisador, além de variadas obras de artistas colaboradores e assuntos diversos da sociedade mossoroense. Acesse, siga e colabore com mais esta ferramenta cultural e informativa da cidade de Mossoró. Eriberto Monteiro.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (301)– Car@s. Li uma denúncia publicada em 31 de março n”O Santo Ofício” do jornalistas Franklin Jorge feita pelos candidatos aprovados no último concurso público para técnicos administrativos na UERN. Eles reclamam o fato de que, passados dois anos do resultado final do referido concurso, ainda não foram convocados para o devido preenchimento das vagas. Ao ler a postagem fiz um comentário de apoio aos reclamantes. O jornalista deu destaque ao meu comentário, postando-o na página principal. O endereço: http://www.osantooficio.com/2012/04/02/uern-concursados-precisam-agir/#commentsfaz conexão ao assunto em referência. Sua leitura e comentário acrescentará força às vindícias dos reclamantes. Apoiemo-los, pois. Saudações, Gilmar Henrique.
FIQUE SABENDO... Contribuição Sindical ou Imposto Sindical. (FONTE: http://www.sinodonto.org.br);
Art. 589. da importância da arrecadação da contribuição sindical serão feitos os seguintes créditos pela Caixa Econômica Federal, na forma das instruções que forem expedidas pelo Ministério do Trabalho: 1) – 5% (cinco por cento) para a Confederação correspondente; 2) – 15% (quinze por cento) para a Federação; 3) –60% (sessenta por cento) para o Sindicato respectivo; 4) – 20% (vinte por cento) para a “Conta Especial Emprego e Salário”.
A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza tributária e é recolhida compulsoriamente pelos empregadores no mês de janeiro e pelos trabalhadores no mês de março de cada ano. O art. 8º, IV, in fine, da Constituição da República prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato. Tal contribuição deve ser distribuída, na forma da lei, aos sindicatos, federações, confederações e à “Conta Especial Emprego e Salário”,administrada pelo MTE. O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à “Conta Especial Emprego e Salário” integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Compete ao MTE expedir instruções referentes ao recolhimento e à forma de distribuição da contribuição sindical. Legislação Pertinente: arts. 578 a 610 da CLT. Competência do MTE: arts. 583 e 589 da CLT.
Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades serão, sob a denominação de "contribuição sindical", pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo.
Art. 579 - A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 . (Redação dada pelo Decreto-Lei n.º 229 , de 28-02-67, DOU 28-02-67 )
Art. 606 - Às entidades sindicais cabe, em caso de falta de pagamento da contribuição sindical, promover a respectiva cobrança judicial, mediante ação executiva, valendo como título de dívida a certidão expedida pelas autoridades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência Social. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 925, de 10.10.1969).
§ 1º O Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio baixará as instruções regulando a expedição das certidões a que se refere o presente artigo das quais deverá constar a individualização de contribuinte, a indicação do débito e a designação da entidade a favor da qual será recolhida a importância de imposto, de acordo com o respectivo enquadramento sindical.
§ 2º - Para os fins da cobrança judicial do imposto sindical, são extensivos às entidades sindicais, com exceção do foro especial, os privilégios da Fazenda Pública, para cobrança da dívida ativa.
Art. 607 - É considerado como documento essencial ao comparecimento às concorrências públicas ou administrativas e para o fornecimento às repartições paraestatais ou autárquicas a prova da quitação do respectivo imposto sindical e a de recolhimento do imposto sindical, descontado dos respectivos empregados.
Art. 608 - As repartições federais, estaduais ou municipaisnão concederão registro ou licenças para funcionamento ou renovação de atividades aos estabelecimentos de empregadores e aos escritórios ou congêneres dos agentes ou trabalhadores autônomos e profissionais liberais, nem concederão alvarás de licença ou localização, sem que sejam exibidas as provas de quitação do imposto sindical, na forma do artigo anterior.
Parágrafo único - A não observância do disposto neste artigo acarretará, de pleno direito, a nulidade dos atos nele referidos, bem como dos mencionados no artigo 607. (Parágrafo incluído pela Lei nº 6.386, de 9.12.1976).
Art. 609 - O recolhimento da contribuição sindical e todos os lançamentos e movimentos nas contas respectivas são isentos de selos e taxas federais, estaduais ou municipais.
Art. 610 - As dúvidas no cumprimento deste Capítulo serão resolvidas pelo Diretor-Geral do Departamento Nacional do Trabalho, que expedirá as instruções que se tornarem necessárias à sua execução. (Redação dada pela Lei nº 4.589, de 11.12.1964)
Informações Relativas às Contribuições Sindicais
Possibilitar ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE o levantamento de informações sobre índices de sindicalização, bem como sobre as contribuições pagas pelos trabalhadores e pelas empresas para o custeio das entidades sindicais (a saber: contribuição sindical, contribuição associativa, contribuição confederativa e contribuição assistencial) para subsidiar estudos técnicos, de natureza estatística e atuarial, dos serviços especializados da Secretaria de Relações do Trabalho – SRT/MTE.
Contribuições pagas pelas empresas e empregados: Contribuição Sindical, Contribuição Associativa, Contribuição Assistencial e Confederativa.
Contribuição Sindical (paga pela empresa).
Contribuição Compulsória, ou seja, obrigatória, devida por todos os integrantes de categorias econômicas (CLT art. 579), independentemente de filiação sindical, correspondente a uma alíquota incidente sobre o capital social e recolhida no mês de janeiro.
Previsão Legal: CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO "Art. 579 - A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591. "Art. 587. O recolhimento da contribuição sindical dos empregadores efetuar-se-á no mês de janeiro de cada ano, ou, para os que venham a estabelecer-se após aquele mês, na ocasião em que requeiram às repartições o registro ou a licença para o exercício da respectiva atividade.” "Art. 591. Inexistindo sindicato, o percentual previsto no item III do artigo 589 será creditado à federação correspondente à mesma categoria econômica ou profissional. Parágrafo único. Na hipótese prevista neste artigo, caberão à confederação os percentuais previstos nos itens I e II do artigo 589.”
Contribuição Associativa (paga pela empresa).
Contribuições devidas pelos associados (sindicalizados) ao sindicato, na forma prevista nos estatutos sociais ou em assembleias gerais (CLT art. 548, “b”).
Previsão Legal: "Art. 548 - Constituem o patrimônio das associações sindicais: b) as contribuições dos associados, na forma estabelecida nos estatutos ou pelas Assembléias Gerais;
Contribuição Assistencial (paga pela empresa).
Também denominada: Desconto Assistencial, Taxa Assistencial, Taxa de Reversão ou Contribuição de Solidariedade. Consiste em um pagamento pactuado em norma coletiva em favor do sindicato, em virtude de ter participado de negociações coletivas, com o objetivo de cobrir custos adicionais. Seu montante, oportunidade e forma são definidos na norma coletiva. É parte da autonomia privada coletiva dos Sindicatos de impor contribuições. A jurisprudência consolidou o direito de o empregador manifestar sua oposição ao desconto.
Previsão Legal:“Art. 513. São prerrogativas dos Sindicatos: omissis e) impor contribuições a todos aqueles que participam das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas.
"Art. 8º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: IV -a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei".
Contribuição Confederativa (paga pela empresa).
Esta contribuição necessita ser aprovada em assembleia geral do sindicato de categoria econômica. Seu montante, oportunidade e forma são definidos pela assembleia, e possui a finalidade de custeio do Sistema Confederativo. A jurisprudência consolidou seu alcance somente para os associados (sindicalizados) ao sindicato, ficando isentos os não sócios.
"Art. 8º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: IV -a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei".
Contribuição Sindical (paga pelo empregado).
Contribuição Compulsória, devida por todos os integrantes de categorias profissionais (CLT art. 579), correspondente a 1 dia de remuneração para os trabalhadores (descontado no mês de março) ou valor especificado em lei para os trabalhadores autônomos ou profissionais liberais (descontada no mês de fevereiro).
Contribuição Associativa (paga pelo empregado).
São as contribuições devidas pelos associados ao sindicato (sindicalizados), na forma prevista nos estatutos sociais ou em assembleias gerais (CLT art. 548, “b”),sendo os empregadores obrigados a efetuar o desconto nos salários e o repasse ao sindicato, quando por este notificado (CLT art. 545).
Contribuição Assistencial (paga pelo empregado).
Também denominada: Desconto Assistencial, Taxa Assistencial, Taxa de Reversão ou Contribuição de Solidariedade. Consiste em um pagamento pactuado em norma coletiva, descontado dos salários em favor do sindicato, em virtude de ter participado de negociações coletivas, com o objetivo de cobrir custos adicionais. Seu montante, oportunidade e forma são definidos na norma coletiva. É parte da autonomia privada coletiva dos sindicatos de impor contribuições. A jurisprudência consolidou o direito de o empregado manifestar sua oposição ao desconto.
"Art. 8º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: IV -a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei".
Contribuição Confederativa (paga pelo empregado).
É uma contribuição aprovada em assembleia geral do sindicato de categoria profissional e descontada dos salários dos trabalhadores. Seu montante, oportunidade e forma são definidos pela assembleia, e possui a finalidade de custeio do Sistema Confederativo. A jurisprudência consolidou seu alcance somente para os associados (sindicalizados) ao sindicato, ficando isentos os não sócios.
"Art. 8º - É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: IV -a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei".
CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN –Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 118 (cento e dezoito)VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, em dois editais, inscrições abertas no período de 09/04 a 14 de maio/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior.Salários: até R$ 2.989,33. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL. A PETROBRAS –Petróleo Brasileiro S.A. realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.521 (mil, quinhentas e vinte uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11 de abril/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.883,05. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. 21 vagas para RN.
**********REGISTROS**********
=LEITOR/A DE PARABENS. – É tempo de parabenizar “aniver” de: Benilson Silva (02), Valéria Bulcão (03), Michelle Fonseca (04) e Ciro Ney (05/04);
=Boa tarde amigo Hermes! Cadê o Zé Beradeiro? Tô com saudades do meu grande amigo. E a casa no Veronique sai ou não sai. Josiram Batista”.O Mané anda muito ocupado e mesmo assim está nos abastecendo com suas prosas/causos. Visite o site: https://franciscomartinsescritor.blogspot.come confira seus trabalhos em cordel e recentes publicações culturais. Quanto ao Veronique..., um dia chego lá, Deus dirá o tempo;

=Amigos, o Poranduba está atualizado - mês de abril. Abraços, Rubens Coelho”. – Muito grato amigo, por tudo, a entrevista publicada, a amizade e a continuidade do formidável Poranduba. Saúde e Paz companheiro;
=Há 64 anos (04/04/1948) era inaugurada a Biblioteca Municipal de Mossoró, pelo então Prefeito Dix-Sept Rosado (in memória) criada através de Decreto nº 04/48. Em 1996 recebeu o nome de Biblioteca Municipal “Ney Pontes Duarte”.

**********PANO RÁPIDO**********
- Memória: Na edição no 364/2010 (de 1º/09), relatamos os seguintes temas: DIEESE –Chamada Pública para Cadastro; Banda Retrovisor – Festa de 1º Aniversário; Arte X Cultura do Lixo Segue Agenda; De Dentro Pra Fora; Bronca do Leitor (178) –Julimá Monte; FIQUE SABENDO: O que é Linfoma;

- Azougue - Caby da Costa Lima vai lançar o seu livro intitulado "www.azougue.com 2" em Natal. Será neste dia 13 de abril, no Lula Restaurante. A apresentação ficará a cargo de Lupércio Luiz de Azevedo. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 04/04/12.
- 1º Grito dos Aposentados – Segundo informações da Conap (Confederação Nacional dos Aposentados e Pensionistas) mais de 5 mil pessoas deram a resposta contra os ataques do governo Dilma no “1º Grito dos Aposentados”, realizado na manhã de 29/03, em São Paulo. O ato contou a presença de caravanas de todo do estado e também de outras regiões do país como de Minas Gerais, Rio de Janeiro entre outros. O protesto teve concentração no Campo da Bagatelli, região norte da capital paulista. Com muita disposição, os manifestantes saíram em passeata pelas avenidas Santos Dumont, do Estado e Cruzeiro do Sul, chamando a atenção da população para as reivindicações dos aposentados. FONTE: http://cspcolutas.org.br, em 30/03/12.
- Dia: ontem (04) foi Dia do Livreiro Católico, Dia Nacional do Karatê e Dia Nacional do Parkinsoniano.
DEDICO ESTA EDIÇÃO:aos livreiros católicos, karatecas e parkinsonianos.
Quem CANTA...
Isso me dá / Tic Tic! Nervoso / Tic Tic! Nervoso / Tic Tic! Nervoso...”. (“Tic Tic Nervoso” - Composição: Kid Vinil – Canta: K. Vinil.
...OS MALES ESPANTA.