sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeita Fafá Rosado inaugura Escola de Artes dia 27, Dia do Teatro


Uma grande novidade outrora divuldada pelo blog através do site da prefeitura de Mossoró foi confirmada e reforçada a boa novidade. Trata-se da inauguração da Escola de Artes de Mossoró que beneficiará a todos oa artistas locais. A seguir, a matéria na íntegra tendo como fonte o site da própria prefeitura de Mossoró:
"Um espaço para teatro, dança e música, cujas áreas trabalharão lado a lado com a educação, unindo a força da cultura com o avanço proporcionado pelo aprendizado e favorecendo aos alunos da rede pública de ensino – principalmente aos que possuem penhor artístico – incentivos para que busquem o aprimoramento da arte. Diante dessa particularidade e com a visão de que o legado cultural de Mossoró remota do século XVIII, quando a cidade passou a perceber a importância artística, a prefeita Fafá Rosado inaugura a Escola de Artes de Mossoró. A data não poderia ser mais propícia: 27 de março, Dia do Teatro.
A estrutura da Escola de Artes funcionará no antigo Municipal – Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges – localizado na Avenida Alberto Maranhão, vizinho ao Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini. O funcionamento da Escola de Artes, bem como as modalidades de cursos a serem ofertados, foi definido no ano passado, quando a Gerência Executiva da Cultura reuniu artistas em seminário.
A chegada da Escola de Artes soma à estrutura já existente na cidade, como Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Memorial da Resistência e a Praça da Convivência, espaços que integram o Corredor Cultural e onde os artistas locais passaram a ser mais valorizados, já que apresentam suas artes em ambientes distintos e agradáveis ao público.
Além disso, a Escola de Artes também favorecerá ao trabalho já em vigor e realizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró na formação de plateia e ao surgimento de novos talent os. Prova dessa afirmativa está nos espetáculos teatrais “Chuva de Bala no País de Mossoró” e “Auto da Liberdade”, sendo este último integrante da programação alusiva às comemorações do dia 30 de setembro, quando Mossoró comemora as formas de liberdades.
Para a prefeita Fafá Rosado, o investimento feito na área cultural se mede pela importância e efervescência da produção dos grupos locais. Segundo ela, Mossoró respira cultura e a inauguração da Escola de Artes representa essa particularidade da cidade. “Mossoró é uma cidade cultural, com raízes fortes e com grandes nomes que enobrecem a cultura do Rio Grande do Norte. O que a gente percebe é que Mossoró dispõe de inúmeros novos talentos, os quais poderão ser melhorados na Escola de Artes, seja na música, teatro ou na dança”, comentou a prefeita.

Prioridade de vagas será para alunos da rede pública de ensino

O secretário da Cidadania, Francisco Carlos, explicou que a seleção dos artistas que ministrarão os cursos na Escola de Artes está em fase de conclusão. Ele garantiu que, logo após a inauguração, a escola funcionará com as três modalidades de cursos.

Como a Prefeitura Municipal já contava com a Escola de Música, as matrículas já foram iniciadas. Para que o edital para a matrícula nas áreas de teatro e dança seja lançado, o secretário informou que precisa definir quais os artistas selecionados, bem como as modalidades que constarão nos cursos.
No caso de dança, por exemplo, o secretário exemplificou que s e a modalidade for Ballet Clássico, poderão participar crianças com idade entre 8 a 12 anos. Isso para a matrícula. “Inicialmente, os cursos serão abertos e direcionados para alunos da rede pública de ensino. Caso as vagas não sejam preenchidas, iremos adotar medidas para atender ao que foi especificado no edital”, disse.

Francisco Carlos informou também que a Escola de Artes foi pautada na opinião dos artistas de Mossoró e que a peculiaridade de direcionar atenção aos alunos da rede pública de ensino foi discutida e definida no ano passado, com os artistas.
Na opinião de artistas locais a Escola de Artes vem para acrescentar valores culturais, além de ser uma oportunidade para os artistas mossoroenses explorarem seus talentos. Para a atriz Tony Silva a criação da Escola funcionará como um apoio para classe artí ;stica, um benefício que faz parte da luta da classe artística. “A Escola vem para amparar os artistas na sua intelectualidade. Isso mostra que eles vem conseguindo atingir seus objetivos, não só deles, como também da população em geral”, diz. 

Ator global, Stênio Garcia, participará da aula inaugural da Escola de Artes

Para a aula inaugural da Escola de Artes, a Prefeitura de Mossoró trará o ator global Stênio Garcia. Antes da solenidade de inauguração, Stênio visitará o Corredor Cultural às 17h do dia 27.

Em seguida, visita o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, onde conversará com a imprensa mossoroense. De lá, segue para a Escola de Artes, onde participa do ato inaugural ao lado da prefeita Fafá Rosado e, às 20h30, profere aula aos alunos.

A escolha pelo nome de Stênio Garcia não foi por acaso. O ator, que se mostrou comprometido com o movimento cultural do Brasil, esteve em Mossoró pela primeira vez em 1992, quando participou do Movimento do Caiçara e fez parte da cerimônia de lavagem do antigo Cine teatro. Á época, Stênio Garcia passou três dias em Mossoró, ministrando oficinas com os artistas locais, emprestando o seu prestígio pela causa nobre da cultura. No ano seguinte retornou à cidade para participar do Fórum Municipal de Cultura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário