quinta-feira, 15 de março de 2012

CAPELA DE SÃO VICENTE: FÉ E BRAVURA - DE VICENTE AO PADRE SÁTIRO



     O livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao Padre Sátiro foi um sucesso. Para tanto, já existe a possibilidade da publicação da 2ª edição, desta feita revista, atualizada e amplliada.
     A obra conta a história de Vicente de Paulo (seu pai se chamava João Paulo) desde o seu nascimento, passando por sua vida sacerdotal, até sua morte. A missão de padre Vicente de ajuda ao próximo se espalhou pelo mundo todo até chegar a Mossoró. Esta saga também é mostrada no livro.
     Com o Movimento Vicentino implantado e divulgado pelo italiano Frederico Ozanam, em Mossoró este modelo católico missionário foi responsável pela construção do Hospital da Caridade (hoje Duarte Filho) e Capela de São Vicente de Paulo.
   Com a abertura  do referido templo católico, em 1919, diversos acontecimentos utilizaram a Capela como palco para a História da própria cidade de Mossoró. A principal e mais conhecida foi a resistência ao bando de Lampião ocorrido em 1927 pelos bravos mossoroenses comandados pelo então prefeitoda cidade Rodolfo Fernandes.
     O desenrolar da história da Capela segue ao longo dos seus 90 anos de existêncnai tendo na presença de padre Sátiro a grande figura da Capela, da  cidade e do estado do Rio Grande do Norte. Sátiro figura como uma pessoa carismática, emblemática e admirada por todos. Padre Sátiro fecha com chave de ouro esta obra de quase 200 páginas que deve ser lido, relido e indicado. Eu indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário