segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DE SÃO JOSÉ

      Hoje é dia 19 de março. Para os católicos, dia de São José, para o sertanejo, dia de saber se o inverno no ano vai ser bom ou não. Por isso, os olhos e as atenções do homem do campo, em todo o sertão nordestino, estão voltados para o céu. É que, de acordo com a crença popular, 19 de março, é o dia de São José, um dos santos mais populares da Igreja Católica, representa a data limite para o início do inverno do Nordeste brasileiro.
    Segundo a meteorologia, as chuvas para o dia de hoje serão fracas ou quase inexistente, causando preocupação aqueles devotos da crença popular.
     E, mesmo diante das afirmações dos climatologista, o sertanejo ainda guarda um fio de esperança para o dia consagrado a São José e numa demonstração de fé e devoção ao santo da chuva, lançam mão a um discurso místico-religioso, apelam em tom de súplica a São José para que a chuva venha, trazendo fertilidade à terra e fartura à mesa desse povo que, há cerca de um século, tenta encontrar a melhor forma de conviver com a realidade adversa da seca no Nordeste.
     Que a razão e a fé andem lado a lado para que brote do chão o pão advindo da chuva que molha a terra seca do já tão sofrido povo sertajeno. Que São José ouça sempre as suas preces!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário