CORUJINHA

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU


     Hoje o Estado do Rio Grande do Norte comemora o feriado em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
     Esta data relembra um momento histórico-religioso acontecido nestas comunidades quando os portugueses, juntamente com o povo brasileiro travava uma forte luta contra os invasores holandeses.
     Pois bem. De acordo com a história, no dia 16 de julho de 1645, o padre André de Soveral e 70 fiéis foram cruelmente assassinatos por mais de 200 soldados holandeses, que juntamente com os índios potiguares, fizeram este massacre, um dos maiores acontecidos naquela localidade.

     Diante deste fato, no dia 16 de junho de 1989, foi iniciado o processo de beatificação dos mártires que morreram pelo evangelho, em plena igreja sem piedade nem chance de defesa.
     E foi no dia 21 de dezembro de 1998 que o papa João Paulo II assinou o Decreto reconhecendo o martírio que teve sua beatificação totalmente reconhecida pelo próprio papa no dia 05 de março de 2000.
     Reconhecendo a importância do feito, no dia 7 de dezembro de 2006, foi decretado, pela então governadora do estado do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, que todo dia 03 de outubro, seria feriado no estado em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
     O eribertomonteiro.blogspot.com.br vai muito além do que uma data religiosa para este feito. É bem verdade que eles moreram em plena cerimônia católica. Mas lembremos que as invasões holandesas ao território brasileiro ocorria pela área natalense e o que aconteceu fez com o povo português, juntamente com os brasileiros, fizessem frente de batalha naquela região, exatamente para expulsar os holandeses que queriam posse daquelas terras.
     E foi exatamente o que aconteceu. Os holandeses foram expulsos e a soberania do território brasileiro foi restabelecida.
    
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário