quinta-feira, 17 de maio de 2012

O "PRIMEIRO" CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ FOI EM 1977


     Certo dia um amigo pesquisador fez uma consulta histórica sobre o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró a minha pessoa.
     Na informação citei sobre os períodos que o espetáculo foi apresentado: de 2002 a 2011 ininterruptos e, 1977, quando da sua primeira apresentação.
     Para minha surpresa, ele duvidou da informação (do ano de 1977) e foi confirmar com as autoridades artísticos-culturais.
     Tudo bem. Na sua razão, resolveu consultar tais autoridades. O danado é que ninguém confirmou a história da encenação de 77 quando a cidade comemorou 50 de resistência ao bando de Lampião.
     Como sabedor da informação, busquei em meus dados, em meus arquivos e confirmei tal fato com fontes, inclusive em jornais locais. Então conclua: O "primeiro" Chuva de Bala aconteceu em frente a Capela de São Vicente, no dia 13 de junho de 1977. Está certo que o nome não era exatamente este. O nome escolhido foi "Espetáculo da Resistência". Evento feito para comemorar os 50 anos de resistência ao bando de Lampião. Nos mesmos moldes históricos do atual espetáculo do ataque do bando de Lampião à cidade de Mossoró.
     Diante dos fatos, tenho uma certeza: essas autoridades, mesmo sendo artísticos-culturais e ainda veteranos, subestimaram a informação de um simples escritor (Eriberto Monteiro) e seus 40 anos de idade.
     Já sei. Elas não leram o meu livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro para atualizar seus conhecimentos... Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em atendê-los...


4 comentários:

  1. Como diz o ditado mata a cobra e mostra o pau, abraços amigo

    ResponderExcluir
  2. Certamente acharam que eu não era capaz de dá informações...

    ResponderExcluir
  3. Eriberto está certíssimo. A primeira encenação foi no 13 de junho de 1977, sob o título "Espetáculo da Resistência", com texto de TArcísio Gurgel, direção do Carlos Furtado, atores do grupo de Teatro da UFRN e atores coadjuvantes de Mossoró.
    Kydelmir Dantas
    Pesquisador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Kyldemir Dantas. Breve estarei voltando com minhas postagens. Um abraço.

      Excluir