CORUJINHA

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O PRIMEIRO CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ FOI EM 1977


     Certo dia um amigo pesquisador fez uma consulta histórica sobre o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró a minha pessoa.
     Na informação citei sobre os períodos que o espetáculo foi apresentado: de 2002 a 2011 ininterruptos e, 1977, quando da sua primeira apresentação.
     Para minha surpresa, ele duvidou da informação (do ano de 1977) e foi confirmar com as autoridades artísticos-culturais.
     Tudo bem. Na sua razão, resolveu consultar tais autoridades. O danado é que ninguém confirmou a história da encenação de 77 quando a cidade comemorou 50 de resistência ao bando de Lampião.
     Como sabedor da informação, busquei em meus dados, em meus arquivos e confirmei tal fato com fontes, inclusive em jornais locais. Então conclua: O primeiro Chuva de Bala aconteceu em frente a Capela de São Vicente, no dia 13 de junho de 1977.
     Diante dos fatos, tenho uma certeza: essas autoridades, mesmo sendo artísticos-culturais e ainda veteranos, subestimaram a informação de um simples escritor (Eriberto Monteiro) e seus 40 anos de idade.
     Já sei. Elas não leram o meu livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro para atualizar seus conhecimentos... Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em atendê-los...


4 comentários:

  1. Como diz o ditado mata a cobra e mostra o pau, abraços amigo

    ResponderExcluir
  2. Certamente acharam que eu não era capaz de dá informações...

    ResponderExcluir
  3. Eriberto está certíssimo. A primeira encenação foi no 13 de junho de 1977, sob o título "Espetáculo da Resistência", com texto de TArcísio Gurgel, direção do Carlos Furtado, atores do grupo de Teatro da UFRN e atores coadjuvantes de Mossoró.
    Kydelmir Dantas
    Pesquisador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Kyldemir Dantas. Breve estarei voltando com minhas postagens. Um abraço.

      Excluir