segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A casa e minhas convicções

         


            

    A resistência de Mossoró ao bando de Lampião completou 94 anos em junho passado. Foi um momento heroico do povo mossoroense que resistiu bravamente a horda de bandidos que atacou à cidade. 
  O então prefeito Rodolfo Fernandes chamou para si a responsabilidade em conjunto com poucos corajosos mossoroenses, civis e militares. 
  Várias trincheiras foram montadas para a defesa e, consequentemente, ataque aos malfeitores.
    A principal trincheira estava localizada na casa do prefeito, hoje, gabinete da prefeitura de Mossoró. 
    Tanto na parte frontal, com fardos de algodão, quanto no telhado e na retaguarda, estavam protegidos com homens armados. Pode se dizer que Mossoró estava segura ? Sim, principalmente na casa do prefeito. Casa esta que eu reforço a ideia de ser o atual gabinete da prefeitura. 
    Mas, por que esta afirmação já que muitos têm conhecimento desta informação ?  
   Recentemente, uma equipe de TV veio produzir um documentário a respeito desse episódio e solicitou minha participação. Além da minha presença, outros mais pesquisadores participaram da produção. Surgiu uma dúvida a respeito dos entrincheirados da cidade estarem na casa vizinha a casa do prefeito Rodolfo Fernandes. Aquela casa da esquina...
    Algumas fontes contaram que a casa que aparece na fotografia da trincheira de Rodolfo não ser a que hoje conhecemos como sede do poder executivo mossoroense e sim, a casa vizinha. A própria equipe do documentário concordou, pois a defesa seria mais fácil pelo posicionamento estratégico do local e concluíram que a fotografia retrata a casa vizinha. 
    No depoimento para equipe que estava produzindo o documentário, dei minha versão, conforme meu conhecimento e pesquisa, afinal, cada um tem seu ponto de vista: "A casa da esquina vizinha à casa do prefeito seria utilizada como trincheira. O prefeito achou por bem abandoná-la, porém tornando a sua própria trincheira vulnerável ao ataque". 
    Mesmo que esta decisão não fosse a ideal na visão de alguns (já que a casa da esquina ficava numa localização bastante estratégica), resolveu-se não colocar ninguém. 
    As autoridades locais resolveram o problema deslocando três pessoas para a torre da Capela de São Vicente. E assim foi feito, mesmo sabendo que poderiam aproveitar o telhado da casa da esquina, a citada casa duvidosa.  
    Minha convicção de que a casa retratada na fotografia é realmente o atual gabinete do executivo municipal nasceu da minha pesquisa em livros e relatos ouvidos. Não que eu seja o dono da verdade. Acontece que as pessoas dão mais ouvidos aos pesquisadores ditos "tarimbados". Mas, nada demais. Experiência como pesquisador conta muito. Porém, Eu, na minha simplicidade de quem busca informação através da pesquisa, continuarei mostrando o que eu sei e gosto, mesmo que minhas convicções estejam à prova. E pesquisa é assim mesmo. Cada dia se descobre mais e/ou se renova um pensamento conforme novas revelações. 
    E sei que a trincheira de Rodolfo Fernandes e a foto retratada como sua defesa, realmente estava localizada no atual Palácio da Resistência, não na casa vizinha. 
    Por mais que a casa vizinha fosse um ponto estratégico ideal para combater os invasores, ela não foi utilizada.  E ponto final. Pelo menos, até se descobrir novas informações... 





2 comentários:

  1. RAUL FERNANDES em seu livro A MARCHA DE LAMPIÃO (Editora Universitária, 1981) à pág. 129 cita: "Abandonada a trincheira da casa da esquina, o lado limitante com a casa do prefeito tornou-se vulnerável. Rodolfo solucionou o caso alargando a defesa, colocou Manoel Alves, Léo Teófilo e Manoel Félix no campanário da torre da Capela de São Vicente."

    ResponderExcluir
  2. Portanto, pra mim, isto é o suficiente para comprovar que aquela imagem acima é da casa de Rodolpho Fernandes. Não tenho mais dúvidas.

    ResponderExcluir