segunda-feira, 14 de junho de 2021

Lembrança de uma visita especial em minha residência


O Facebook lembrou da visita especial que eu recebi no dia 13 de junho de 2020 em minha residência: a carta do prefeito de Mossoró/RN, Rodolfo Fernandes, em resposta ao cangaceiro Lampião, escrita em 1927. 

A carta é uma das provas da resistência de Mossoró ao bando de Lampião e que retornou à cidade após 93 anos. 

Ela foi encontrada pelo escritor, pesquisador e jornalista Robério Santos. No dia da visita, Robério estava acompanhado do então diretor do Museu Histórico Lauro da Escóssia, Asclépius Saraiva Cordeiro Saraiva. 

Robério Santos é responsável pelo canal no YouTube "O cangaço na Literatura" que tem mais de 250 mil inscritos. 

Eu fiz questão de receber o autógrafo de Robério pelo despendimento dele em abrir mão de um bem particular em prol da sociedade potiguar. 

Posteriormente a carta foi entregue as autoridades mossoroenses para o seu resguardo físico e histórico. 

A sensação e o agradecimento pelo retorno da carta foi indescritível. Robério levou meu carinho e um exemplar da minha obra autoral "Capela de São Vicente, fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro" que conta, além da história do templo vicentino mossoroense, a saga da trincheira que ajudou a expulsar os bandidos cangaceiros. 

Robério também recebeu outras obras para turbinar suas pesquisas: Lampião em Mossoró, A história Social da Abolição em Mossoró e Jesuíno Brilhante. Todas de autoria do escritor Raimundo Nonato que faziam parte da minha biblioteca pessoal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário