Eu fiz o lançamento da Cordelteca em homenagem ao poeta Kydelmir Dantas ocorrida em caráter virtual.
Resolvi homenagear o professor, agrônomo, poeta, escritor, historiador, pesquisador e cordelista Kydelmir Dantas que tem enormes serviços prestados a cultura nordestina.
“É um projeto pessoal que já tinha pensado anteriormente e resolvi executar neste momento de festejo nordestino e de resistência mossoroense. E imaginava homenagear, em vida, uma pessoa importante para o cordel na historiografia humana nordestina. Kydelmir foi o escolhido. Espero que ele goste“, comentei no site colecaomossoroense.org.br
Eu sou amigo e admirador do homenageado. Eu tem trabalhos poéticos em forma de cordel publicados como a revista poética em homenagem ao padre Sátiro, ao lado de Luiz Benício e Glória Gurgel, além de poetizar a obra As macaquices do macaco, de Patrícia Zirca. Esta, com a participação do próprio Kydelmir Dantas no projeto editorial.
A cordelteca está instalada na minha residência, no espaço ao lado da sua minha biblioteca pessoal. A cordelteca iniciou com mais de 350 cordeis dos mais variados autores, inclusive de Kydelmir.
Ainda, no site da Coleção Mossoroense eu comentei:
“Estamos montando uma forma de dar acesso ao público. Talvez um convênio/parceira com a Academia Mossoroense de Literatura de Cordel ou mesmo com a Fundação Vingt-un Rosado“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário