terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PARABÉNS AO PADRE DE TODOS MOSSOROENSES

               Hoje é aniversário do queridíssimo padre Sátiro Cavalcanti Dantas, o padre dos mossoroenses.
                Tendo iniciado meu primeiro contato com o mesmo no longínquo ano de 1995, quando eu fazia um trabalho para o jornal alternativo da Faculdade de Letras e Artes, “O Predicativo”.
                Posteriormente em 1997 no meu trabalho jornalístico para o jornal alternativo “Gazeta do Codó”, tive outro contato com o mesmo.
                É bem verdade que eu não era católico praticante e logo recebi o convite para fazer parte do grupo vocal da Capela de São Vicente no qual Sátiro era capelão. Foi a partir daí que eu comecei a estreitar uma amizade que dura até os dias de hoje.
                Falar ou escrever sobre padre Sátiro é uma atividade um pouco complicada visto que posso  cometer alguma injustiça.
                Sátiro foi capelão por longos 56 anos e outros tantos no Mosteiro Santa Clara. Mas sabemos que ele não fica limitado a quatro paredes de um templo católico. Sátiro é um padre dos mossoroenses. É uma referência religiosa em todo estado do Rio Grande do Norte. Uma referência educacional e jurídica. Sem contar com a referência vicentina em nossa cidade.
               Quando resolvi escrever o livro “Capela de São Vicente: fé e bravura – de Vicente ao padre Sátiro”  sabia da difícil missão de retratá-lo como expoente mossoroense. Foi difícil, é bem verdade, mas gratificante, pois estava retratando um dos maiores homens da historiografia mossoroense da atualidade.
               Parabéns Sátiro. Deus o conserve sempre esta pessoa caridosa, inteligente, mas acima de tudo, humana.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário