domingo, 30 de setembro de 2012

ERIBERTO MONTEIRO NA GAZETA DO OESTE


Capela em livro
São Vicente, uma das trincheiras contra parte do bando de Lampião, será enfocada em nova edição de livro
Ednilto Neves
Eriberto Monteiro prepara segunda edição do livro sobre a Capela de São Vicente
O pesquisador Eriberto Monteiro prepara a segunda edição de um livro que resgatou a história da Capela de São Vicente, famosa, na cidade e no Estado por ter servido de trincheira para aqueles que combateram parte do bando de Lampião, em 1927, quando da invasão a Mossoró.

Agora, a obra "Capela de São Vicente: Fé e Bravura - de Vicente ao Padre Sátiro" será incrementada com novos dados. "Esta edição terá melhorias na diagramação, informações atualizadas, entrevista com quem vivenciou o movimento vicentino em Mossoró e ilustrações novas. Tudo isso está sendo trabalhado para melhorar a nova edição", fala o autor, que está empolgado com a pesquisa. "Estou na fase final desta segunda edição. É que, quando a gente pensa que concluiu, aparecem novas informações que enriquecem a obra. Assim, vou prosseguindo. Penso em concluir em meados de outubro, se não acontecer nada de anormal", diz.

Segundo ele, para a primeira edição e nesta segunda o apoio de Padre Sátiro tem sido fundamental. "Tanto financeiramente quanto em divulgação, compra e venda. Então, posso colocá-lo como peça fundamental para a publicação e o sucesso da obra. Claro que tive o apoio logístico de outras pessoas, apoio moral, da própria imprensa, blogs, rádios, a TCM, o boca a boca. Graças a Deus, todo esse aparato de apoio fez parte do sucesso absoluto da primeira edição do livro. Foram 300 exemplares que esgotaram rapidamente", comenta, feliz, ressaltando que recebeu apoios, até mesmo, de pessoas de outros credos. "Quero ressaltar o apoio de dois evangélicos que não se preocuparam com as diferenças religiosas: Maurílio Carneiro e Samuel Dantas... Parceiros com os quais divido o sucesso da primeira edição. Apoios como os de Evanete Rebouças e Glorinha Gurgel foram fundamentais, também. Os outros, expressei nos meus agradecimentos no próprio livro. É deles o sucesso que espero se repetir nesta segunda edição", declara.

PESQUISA RELIGIOSA AINDA É TÍMIDA
Enfrentando as dificuldades comuns que surgem no caminho dos autores, Eriberto Monteiro faz um percurso diferente: se aprofunda em suas pesquisas e arregaça as mangas para o trabalho. "O historiador que escreve tem três dificuldades: a pesquisa, a publicação e a vendagem. Uma mais difícil que a outra. No entanto, com a alegria e empolgação dos amigos, podemos ir adiante. Padre Sátiro, por exemplo, recebeu a notícia da primeira edição com uma alegria que eu jamais poderia imaginar. Aliás, ele nem sabia que eu escrevia. Então, quando soube, ficou todo contente e disse: "Vamos publicar. Prepare-se. Vamos publicar". A euforia tomou conta dele", revela.

Apesar de se aprofundar em seu trabalho, Eriberto Monteiro identifica que a pesquisa religiosa local ainda é tímida. "Poucos estão se atrevendo a escrever, relatar o histórico sobre determinada igreja. No caso dos templos católicos, devido à má conservação e/ou às constantes reformas sofridas nos templos, muitos documentos foram perdidos. Então, é bom ter esta iniciativa porque não sabemos até quando durarão os documentos históricos devido aos problemas de acondicionamento", esclarece.

Segundo ele, "há certa referência ao passado dos templos católicos". Porém, existe muita dificuldade em encontrá-lo. "Alguns aventureiros atualmente estão extraindo informações de pessoas que viveram ou conheceram a história das igrejas. Encontramos outras informações retalhadas em diversos livros, como os de Raimundo Nonato, a exemplo de Memórias do Oeste Potiguar", salienta. "Pesquiso em fontes da Capela de São Vicente, em outras bibliografias, em testemunhos de quem viveu ou conheceu a história do templo vicentino. Inclusive o Padre Sátiro é uma enciclopédia viva sobre o assunto. Tenho referência dos escritores Raimundo Nonato, Raimundo Soares de Brito, Pedro Borges de Andrade, Monsenhor Manoel de Almeida Barreto, Lauro da Escóssia,
Raul Fernandes, Fábio Duarte, livro de tombo da Catedral de Santa Luzia, jornais e revistas diversas sobre o assunto. Tudo para enriquecer esta obra literária", explica.

VERBA PARA O MOSTEIRO
Eriberto Monteiro destaca que a verba da venda desta segunda edição será revertida para o Mosteiro Fraternidade. "Todos nós sabemos que o Mosteiro passa por dificuldades. Estas dificuldades estão na necessidade de manutenção e restauração do prédio. Sensibilizado e sentindo o chamado, resolvi dar esta pequena ajuda, esta pequena contribuição que, certamente, chegará em boa hora e posso até confessar que apenas o Padre Sátiro tem conhecimento desta minha iniciativa. Assim como ele me ajudou na minha primeira empreitada, quero ajudá-lo nesta", diz, emocionado.

Além da 2ª edição sobre a Capela de São Vicente, o autor pesquisa para outros livros, que enfocarão os bairros de Mossoró e as praças da cidade.



FONTE: http://www.gazetadooeste.com.br/cultura-capela-em-livro-4937

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE


     A Biblioteca Municipal está completando exatos 64 anos de muito serviço prestado a comunidade mossoroense.
     Esta história começou no longínquo ano de 1948 quando o professor Vingt-un Rosado apresentou o projeto ao seu irmão, Dix-sept Rosado, então prefeito de Mossoró.
     O Decreto de Lei nº 04\48 assinado pelo prefeito Dix-sept criou a Biblioteca Pública Municipal com o intuito de “difundir e organizar toda documentação que viesse atender às necessidades de seus usuários e a comunidade em geral”.
     Tempos depois, a Biblioteca Municipal ganhou um patrono através do Decreto nº 1446\96. Sendo assim, ela passou a se chamar Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.
     Dos 64 anos de existência da biblioteca municipal, eu tenho 7 anos de trabalho prestados nesta instituição.
     E logo que eu comecei a trabalhar por lá, em setembro de 2005, identifiquei-me ao trabalho.
     A partir daí, várias obras por mim pesquisada nasceram. Breve estarei lançando meu 3º livro intitulado “Capela de São Vicente: fé e bravura – de Vicente ao padre Sátiro”. Tudo graças a esta instituição sexagenária.
     Parabéns. Parabéns Mossoró.
 

VOU SOLTAR O LEÃO NOVAMENTE


     Hoje eu vou novamente assistir ao jogo do Baru, no Nogueirão, desta fgeita contra o Sampaio Correia, pela semifinal do Campeonato Brasileiro, série D.
     O meu sempre companheiro, meu filho Lucas Rafael, vai comigo acompanhar, se Deus quiser, a vitória do tricolor mossoroense.
     E solte o leão!!!!!!!! 

SEGUNDO PAULA NO eribertomonteiro.blogspot.com

 
 
     Hoje eu fiz uma entrevista com o me amigo de fé, Segundo Paula, para o meu livro "Bairros de Mossoró - Uma ótica diversa".
     Como foi relatado, a família de Segundo Paula foi proprietária da Fazenda Santa Júlia, em Mossoró.
     Muito se esclareceu nesta entrevista sobre o assunto que em breve será publicada para deleite dos leitores.
     A ele só tenho a agradecer pela disponibilidade do seu tempo e colaboraçãocom este humilde autor que vos escreve.
     Valeu, amigo Segundo Paula pelo relato. Você e sua família têm uma bonita história de vida que Mossoró precisa conhecer...
     Que Deus o abençoe.

sábado, 29 de setembro de 2012

OBRA DE FELIPE CAETANO

    
    
     Acabei de adquirir o livro do professor Felipe Caetano de Oliveira com o título  "Reverências - 70 anos de Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Mossoró-RN"
     O livro faz parte do projeto de ajuda na reforma da Paróquia do Alto da Conceição. Os valores arrecadados serão doados para esta reforma.
     A obra conta a história do templo católico dedicado a Nossa Senhora da Conceição desde suas origens em Mossoró até os dias de hoje.                   
     Novamente lembrando que o dinheiro arrecado com a vendagem do título será todo revertido em prol da assistência a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.                                                                        
      Para quem quiser adquirir o livro, é só comparecer na prórpia igreja e comprar ao preço de R$ 10,00.Toda equipe engajada neste projeto desde já agredece pela colaboração

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE CARMINHA DA BIBLIOTECA


     Quem aniversariou ontem foi a minha amiga e colega de trabalho, Maria do Carmo da Silva, ou simplesmente, Carminha.
     Carminha trabalha comigo como coordenadora na Bibliotea Municipal Ney Pontes Duarte, desde 2007.
     Boa amiga, excelente profissional, sua missão de ajudar ao próximo está aciima dos seus interesses particulares.
     Felicidades, Carminha. Felicidades...

ENTREVISTA DE ERIBERTO MONTEIRO

     Estou trabalhando na publicação da 2ª edição do livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro. Acho que todos já sabem.
     Interessado em contar mais este meu capítulo literário, o escritor-jornalista Mário Gerson resolveu novamente dar o seu apoio.
     Fui entrevistado por este conceituado jornalista para a reportagem do próximo domingo no caderno Expressão, do jornal Gazeta do Oeste.
     Depois de conceder a entrevista, veio a lembrança do lançamento da 1ª edição do livro sobre a Capela.
     Diante deste fato, eu virei notoriedade e fui entrevistado em diversas ferramentas informativas contatos aqui nos dedos seguue a ordem das entrevistas concedidas pela minha pessoa.
    
Pedagogia da Gestão (TCM);
Entre no Clima (TCM);
Blog Obra de Maria (Internet);
Caderno Expressão (Gazeta do Oeste);
Programa RPC Revista (Rádio Tapuyo - RPC);
Momento de Fé (RPC).

     Sem contar nos apoios em colunas jornalistas, blogs diversos e testemunhais em rádios.
     Com este apoio maciço o livro só poderia ter sido um sucesso de vendagem.
     E vam aí, a 2ª edição. Quero todo apoio possível porque desta vez a causa é nobre: ajudar na reporma e restauração do Mosteiro Fraternidade.

 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA DE SÃO VICENTE DE PAULO



     Hoje é comemorado pela igreja católica, o dia de São Vicente de Paulo, o santo das caridades. Esta data remete ao falecimento do santo Católico no dia 27 de setembro de 1660.
     São Vicente era um sacerdote católico que abraçou as causas sociais de sua época e foi imitado por milhares de pessoas.
     Seus imitadores foram responsáveis por evangelizar através das suas obras de caridade, o mundo todo.
     Aqui em Mossoró, este modelo se deu com a criação da Conferência Vicentina, responsável pela construção da Capela de São Vicente, a partir do ano de 1915.
     Viva a São Vicente no seu dia. Viva as obras sociais. Viva a todos os vicentinos espalhados pelo mundo todo que não se cansam de fazer o bem, assim como São Vicente.

 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CASAMENTO DE WLADIMIR DE OLIVEIRA

     Quem trocará aliança hoje é o meu amigo escritor codoense Wladimir Oliveira com sua noiva Tays Rachel.
      O matrimônio acontecerá no próximo dia 26 de setembro na Igreja Cristã Evangélica do conjunto Vingt Rosado, bairro Rincão.
     O blog eribertomonteiro.blogspot.com.br deseja desde já toda felicidade do mundo e Jesus abençoe esta união.
     E o que Deus uniu jamais se separe.
 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

TÚLIO GARCIA NA LEMBRANÇA

 
     No início deste mês eu perdi o meu primo paterno, Túlio Garcia de Oliveira.
     Ele, que era querido por todos da família e amigos, certamente vai deixar saudades.
     Trabalhei com ele alguns anos. Lembro-me quando o mesmo fazia água sanitária caseira. Fui seu auxiliar sem cobrar um centavo, pois sabia que Túlio precisava sustentar seus três filhos: Garcia, Eduardo e Fernanda. Todos pequenos.
     Uma das lembranças que eu tive dele é de quando o memo almejava ser candidato a vereador de Mossoró.
     É bem verdade que Túlio era muito popular, mas a família foi contra por causas alheias por mim. Talvez o gasto enorme que teria que fazer.
     Túlio tinha um bom humor de fazer inveja a quanlquer um. E ele sempre foi incentivador das minhas empreitadas. Confiava nos meus dotes como escritor. Para tanto, resolveu contar comigo para elaborar seu slogan de campanha.
     Sabendo que Túlio preza por uma boa brincadeira, resolvi, dentre as frases elaboradas, "sacanear" com ele.
     O resultado da brincadeira está na ilustração da postagem. O original guardado direto do Bau do Betinho.
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ENSAIO DO MOSSORÓ MIX


     Tárcio Garcia, da Gondim e Garcia informa que já se encontra a venda o 2º lote promocional do Mossoró Mix que será realizado no próximo mês.
     A grande novidade deste lote é que o folião ganha uma senha para o primeiro ensaio do Mossoró Mix que acontecerá no dia 28 de setembro, no Tenda Music Club, no grande Alto de São Manoel.
     Para este ensaio as atrações serão: Banda Inala, Forró dos 3 e André Luvi.
     Informações no Centro Empresarial Caiçara.

domingo, 23 de setembro de 2012

VOU SOLTAR O LEÃO CONTRA O CAMPINENSE



      Hoje eu vou soltar o Leão rumo à série D, do Campeonato Brasileiro.
     E pra quem duvidava do Baraúnas, vá lá no Nogueirão a partir das 16h quando o tricolor mossoroense enfrentará o Campinense, do vizinho estado da Paraíba.
      Vá lá e ajude a soltar o Leão.
      E dá-lhe Leão!!!!!!!!!!

 

sábado, 22 de setembro de 2012

PRAÇA DO CODÓ NA MINHA VIDA

 
 
     Esta é a Praça Bento Praxedes, a popularmente conhecida Praça do Codó. Muito conhecida pelo público mossoroense por ter sido em outros momentos centro de grandes movimentações políticas de outrora.
     Para minha pessoa é bonito e interessante a hitória desta ferramenta urbana localizada por trás do antigo cine Pax, no Centro de Mossoró.
     Mas vou muito mais além desta importância histórica de Mossoró. Foi exatamente no seu chão que eu vivi grandes momentos de minha vida.
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

IVANICE ZIRCA

 
     Quem está aniversariando hoje é a minha irmãzona e futura vovó, Ivanice Zirca.
     Ela que, por muitas vezes foi minha protetora quando eu fazia minha traquinagens infantis, está feliz da vida com a chegada do seu primeiro netinho.
     Parabéns, Ivanice. Parabéns, irmã. Parabéns, futura vovó.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

38ª NOITE DA CULTURA DE MOSSORÓ

 
     Meu amigo e parceiro Caio César Muniz convida a todos a se fazerem presente amanhã (21/09), a partir das 19:30 horas na Loja Maçônica Jerônimo Rosado (no grandel Alto de São Manoel, por trás da Socel Veículos).
     Na oportinidade da solenidade serão entregues, pela Prefeitura Municipal de Mossoró, a medalha “Mérito Cultural Vingt-un Rosado” ao escritor Antonio Clauder Alves Arcanjo e pela Loja Maçônica Jerônimo Rosado a medalha “Sebastião Vasconcelos dos Santos”ao Ir.: Pedro Frederico Sobrinho e ao poeta Francisco Caio César Urbano Muniz.
    Após o evento, haverá uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga com as participaçãoes do  maestro Cláudio Henrique, do poeta, escritor e cantor Genildo Costa e demais atrações culturais locais, além de lançamentos de novos títulos da Coleção Mossoroense e editoras locais.
     A entrada é gratuita e sua presença é imprescindível.



 



 

SHOW DE PADRE ZEZINHO EM MOSSORÓ É CANCELADO

     Os shows que o Padre Zezinho faria neste fim de semana no Rio Grande do Norte foram cancelados. A confirmação ocorreu hoje, depois que o padre teve que ser submetido a uma bateria de exames para averiguar o motivo de um forte mal-estar na noite de ontem (19), em Taubaté (SP), onde mora. Ainda não há o diagnóstico sobre o problema que teve o padre-cantor.
     Com 71 anos de idade, diabético e com problema de pressão alta, Padre Zezinho mantém agenda agitada. Além das atividades como cantor, o sacerdote também produz artigos semanais, programas de rádio, TV e escreve livros. Ontem à noite, em conversas com amigos, Padre Zezinho passou mal. Ele não conseguiu pronunciar algumas palavras simples e estava esquecendo de coisas básicas. "Ele não estava falando coisa com coisa, aí percebeu que precisava ir ao médico com urgência", explicou o músico Beto, que acompanha Padre Zezinho nos shows há 16 anos.
Padre Zezinho teve problema de saúde e precisou ser internado para bateria de exames
 
     Depois de ser atendido por um médico em Taubaté, ele foi deslocado para São Paulo, onde realizou diversos exames e, na volta a Taubaté, ficou definido que ele precisaria ficar em repouso absoluto e internado. Ainda não há o diagnóstico sobre o problema que acometeu Padre Zezinho e, por isso, ainda serão realizados novos exames. "Não sou médico e não sei o que aconteceu, mas ele trabalha muito. Acho que ele teve algum tipo de estafa, não sei. Só sabemos que foi recomendado repouso absoluto", explicou Beto.
     O Monsenhor Lucas, que estava à frente da organização dos shows que Padre Zezinho faria em Mossoró, no sábado (22), e em Natal, domingo (23), lamentou o problema, mas disse que a saúde do padre deve estar em primeiro lugar. Como a festa seria beneficente, em prol da construção do Mosteiro das Irmãs Carmelitas em Emaús, Monsenhor Lucas fez um apelo para que as pessoas que já haviam adquirido os ingressos, não cobrem o dinheiro de volta. "Como é uma ação beneficente, gostaria de pedir esse gesto das pessoas que queriam ver o show do Padre Zezinho, mas que também queriam ajudar na construção do mosteiro", explicou.
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PINTURA DA CATEDRAL DE SANTA LUZIA

 
 
 
     Catedral de Santa Luzia, locaizada no Centro de Mossoró foi contemplada com o projeto nacional "Tudo de cor para você", realizada pela Coral, empresa do ramo de tintas.
     O trabalho de pintura está sendo realizado por uma equipe de 15 pinturos de 20 aprendizes capacitados pela própria Coral no início de agosto.
     As cores escolhidas, aprovadas pela Diocese de Santa Luzia, foram o cinza e o branco, somando algo em torno de 1.100 litros de tintas utilizados em toda estrutura interna da igreja católica.
     A obra está um pouco atrasada, mas tão logo seja concluída, haverá uma missa campal de ação de graças pelos serviços realizados em solenidade de descerramento de placa comemorativa com autoridades locais, políticas, religiosas e comunidade mossoroense.
     Todos sintam-se convidados para este bonito projeto das Tintas Coral.
 

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

31ª FEIRA DO LIVRO DO SESC

     O SESC do Rio Grande do Norte, em especial a unidade de Mossoró, está realizando a 31ª Feira do Livro intitulada ABC do Sertão - Uma viagem ao Mundo das Letras, de 18 a 21 deste mês.
     O evento tem uma programação vasta com oficinas de leitura e produção textual, debates com escritores, apresentações teatrais, lançamentos de livros, contação de histórias, atividades recreativas, presentações de danças folclóricas e demais atividades.
     A entrada é gratuita e o horário de atendimentos é pela manhã e a tarde.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BARAUNAS PRÓXIMO A SÉRIE C

 
     Depois de fazer uma ótima campnaha na fase de grupo (sendo o 1º do seu) e eliminar o time do Souza, da Paraíba, o Baraúnas continua surpreendendo.
     É que a equipe empatou no último sábado (15) com o Campinense jogo de ida pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, Série D.
     Para a partida de volta, no Nogueirão, espera-se que o Leão continue surpreendendo como fez em outras oportunidades.
     E a torcida deve comparecer em massa para apoiar o Leão rumo a série C a partir das 16h
     SOLTE O LEÃO!!!!!!!!

PADRE CHARLES LAMARTINE


     Quem assumiu definitivamente a capelania de São Vicente dia 09-09 foi o padre Charles Lamartine, conceituado aluno do padre Sátiro Cavalcanti.
     E foi a este mesmo professor que Charles substituiu após longos 55 anos de orientação espiritual por parte de padre Sátiro na Capela de São Vicente.
     Não é querendo esquecer os bons serviços prestados pelo padre Sátiro, mas padre Charles deixou uma boa impressão a toda equipe litúrgica, inclusive a minha pessoa.
     Para comprovar o que eu estou informando, no último dia 16 houve uma reunião com toda equipe de liturgia.
     Padre Charles implementou pouquíssimas mudanças na Capela de São Vicente deixando as demais da mesma forma que padre Sátiro deixou. E vale salientar que as mudanças tem o aval de pe. Sátiro.
     Só tenho uma coisa a dizer: seja bem vindo, padre Charles. Jesus o abençoe e o ilumine nesta sua nova caminhada.

MEU CASAMENTO

     Esta fotografia é o retrato da minha felicidade: o início da construção da minha prórpia família.
     Meu casamento aconteceu na Paróquia de São João Batista, no bairro Doze Anos, às 16 horas do dia 10 de julho de 2004 e tendo como celebrando o padre Sátiro Cavalcanti Dantas.
     Estavam lá, além da minha família e da noiva, Maria Rosimeir Lopes, meus amigos da Turma do Codó.
     Na fotografia da recepção da festa, estou ao lado da minha madrinha, Francisca das Chagas (conhecida como Chaguinha) e minha tia paterna, Maria Madalena Monteiro Nogueira desejando-nos muitas felicidades.
     A elas agradeço pelo comparecimento e os votos felicitários.


domingo, 16 de setembro de 2012

SALETE DE OLIVEIRA GARCIA



     Quem completou idade nova no dia de ontem foi minha tia materna, Salete Oliveira Garcia.
     Sei que sua data natalícia é de muitas alegrias, mas ela tem pouco a comemorar. É que no último dia 06-09 faleceu um de seus filhos, Túlio Garcia, de parada cardíaca depois de sofrer um Acidente Vascular Celebral (AVC).
     A ela e toda sua família eribertomonteiro.blogspot.com.br deseja o conforto de Deus nestas horas e muita felicidade em Cristo Jesus.

PADRE SÁTIRO, EX-CAPELANIA DE SÃO VICENTE

     Ainda está sendo difícil acreditar que o padre Sátiro Cavalcanti Dantas deixou a capelania de São Vicente após quase 56 anos de dedicação aquele templo católico.
     Eu que convivi com ele por mais de 15 anos na equipe de liturgia, senti sua falta nestes últimos dias na Capela de São Vicente.
     O calor de suas pregações  não mais estava ecoando nas paredes da capela.
     Suas explicações minuciosas sobre a palavra de Deus seja em latim ou grego deixou de ser ouvida naquele recinto.
     Sua companhia, seu sorriso, sua palavra amiga, aposentaram para os olhos incrédulos da comunidade vicentina.
     O que eu diria ao encontrá-lo novamente ? Fica um pouquinho mais. A comunidade ainda precisa do senhor...
     Mas o que dizer da necessidade dele descansar ? Afinal, foram mais de 5 décadas evangelizando a palavra do senhor.
     E Sátiro não era mais o mesmo. Não nas suas palavras, mas no seu corpo fragilizado pelo esforço quase sobre-humano em dedicação ao projeto de Deus na sua vida, seja ele na Capela de São Vicente, no Mosteiro Fraternidade, na 105 FM Santa Clara, no Diocesano, na Faculdade Diocesana e tantos outros locais que ele servia com tanta devoção.
     Então, padre Sátiro, não sendo injusto com os seus serviços prestados a sociedade, descanse. Desncanse, pois seu corpo precisa de merecidas férias permanentes.
     E digo mais: reze daí que eu rezo daqui para que Deus ainda deixe o senhor um pouco mais conosco, pois ainda precisamos do seu sorriso, ainda precisamos da sua palavra...
     Ao padre Charles Lamartine que o substitui, boas vindas. Sei que vai ser difícil tomar o seu lugar. Ah! isso vai, porém, como ele foi o seu aluno, creio que Charles aprendeu direitinho a lição, pois educador com padre Sátiro é raro encontrar.
     Obrigado padre Sátiro. Obrigado pelo apoio espiritual, pelo apoio educacional, pelo apoio cultural. Obrigado, mesmo...

JUIZ HERVAL SAMPAIO TAMBÉM ANIVERSARIA HOJE

     Quem está aniversariando hoje é o excelente profissional, o juiz Herval Sampaio Júnior. Sua capacidade é incontestável.
     Ele, que está a frente da da 33ª Zona como juiz eleitoral, tem realizado uma verdadeira maratona de reuniões com representantes de partidos políticos, assessores de candidatos, imprensa e outros segmentos envolvidos diretamente nas eleições 2012, fiscalizações das infrações eleitorais, gravações de programas para conscientizar o eleitor de seus direitos e deveres, além de pessoalmente acompanhar movimentações políticas.
      Para ele o único objetivo é não permitir os excessos e o cumprimentos das leis rigorosamente.
     Quando o conheci, eu fazia parte do quadro de funcionário como Gerente Executivo do Sport Soccer Society.
     Lembro como se fosse hoje. O portão a cada rodada de locação da quadra society, eu fechava. Herval chegou atrasado e solicitou a abertura do portão, indentificando-se como juiz. Como eu não o conhecia ainda, soltei esta: "Ah! o senhor vai apitar o jogo. Abro agora".  
     Não sabia que aquele simples cidadão era um Juiz de Direito (as aparências enganam). Até hoje gosto muito da música "Filho da Excelência", de Amazan. Lembra-me o fato.
     Parabéns, Herval. Parabéns pelo trabalho. Lei é para ser cumprida. E parabéns pelo aniversário.
 

ANIVERSÁRIO DO MEU CAÇULA

 
Quero ser seu heroi, seu espelho,
Seu guia, seu exemplo de vida.
Quero ser o seu sorriso, sua felicidade
Mesmo que você ainda não entenda quem sou.
Quero ser sua própria força,
No chegar da caminhada.
Quero ser seu professor, seu aluno.
Quero ser tudo que ainda não sou...
 
     Quem está aniversariando hoje e eu estou muito muito feliz da vida, é o meu filho caçula, João Gabriel Lopes Monteiro.
     Gabriel chegou exatamente nesta data no ano de 2008 para alegrar a toda família.
     É bem verdade que seu irmão sentiu muitos ciúmes com a chegada de Gabriel, mas hoje em dia eles são muito amigo. Um protege o outro de maneira bastante amorosa. É o poder do amor reinando nos seus corações.
     A Deus agradeço muito este presente cheio de vida, cheio de saúde.
     Parabéns, Bielzinho. Painho te ama muito.

sábado, 15 de setembro de 2012

AMIGOS DO MOSTEIRO EM CAMPANHA

 
     Hoje pela manhã a FM 105 Santa Clara e a Rádio Rural de Mossoró apresentaram um programa especial dentro da campanha Amigos do Mosteiro.
     Este programa é uma preparação, como tantos outros projetos de apoio aos Mosteiro, para o show do padre Zezinho, no próximo dia 22 de setembro, no Porcino Park Center.
     A apresentação do programa esteve a cargo dos comunicadores Nivaldo Amaral e Valéria Bulcão, com as participações especiais de padre Sátiro, do Mosteiro Santa Clara (e ex-capela de São Vicente) e padre Carlinhos, da Paróquia de São Paulo.
     Na fotografia temos a presença do padre Sátiro, Lucinha, Nivaldo e Valéria Bulcão, empolgadíssimos com a campanha em prol do Mosteiro Fraternidade.
     Vários ingressos do show foram sorteados entre os ouvintes participantes. E para quem quiser participar do evento em ajuda ao Mosteiro, é só comprar sua senha ao preço de R$20,00 e camisetas em pontos estratégicos espalhados por toda Diocese de Mossoró, como: lojinha do Santuário Santa Clara, Sapatarias Pinheiros, Hiper Queiroz, Livraria Rainha da Paz, Colégio das Irmãs, Kairós e Nova Jerusalém, além do próprio Mosteiro Fraternidade.
     Vamos ajudar aos nossos irmãos.
 
 
 

 
 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

JOGOS DOS COMERCIÁRIOS 2012 DO SESC



     No próximo dia 17 de setembro o Serviço Social do Comércio de Mossoró iniciará mais uma edição dos Jogos dos Comérciários 2012.
     O evento terá extenção pelo restante do ano e terá diversas modalidades esportivas como vôlei, natação, futsal, futebol de campo, basque e queimada.
     As incrições já começaram. As modalidades de futsal e futebol de campo terão valores de R$ 10,00 de taxa de inscrição. E os prêmios para os campeões nas duas modalidades serão um terno para toda equipe e bola da respectiva modalidade.
     Para os interessados em disputar a competição, comparecer a unidade SESC, em Mossoró na rua João Marcelino, bairro Nova Betânia
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DO SESC

     O Serviço Social do Comércio está completando 66 anos de existência, hoje 13 de setembro de 2012.
     E sua história começou a ser contada depois da 2ª Guerra Mundial, quando os empresários do comércio e da indústria buscaram melhores alternativas para o crescimento econômico do Brasil.
     Em maio de 1945, na cidade de Teresópolis (RJ), vários empresários realizaram a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP), dirigida pelo presidente do Conselho Nacional do Comércio, João Daudt d'Oliveira.
     Desta reunião surgiu o documento chamado "Carta de Teresópolis", de onde originou a "Carta da Paz Social".
     Tal carta foi apreciada pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra que assinou o Decreto-Lei nº 9.853, no dia 13 de setembro de 1946, outorgando a Conferência Nacional do Comércio a criar e organizar o Serviço Social do Comércio (SESC).
     O Artigo 1º desta Lei assim reza legalmente sua criação: "Fica atribuído à Federação do Comércio o encargo de criar o Serviço Social do Comércio (SESC), com a finalidade de planejar e executar, direta ou indiretamente, medidas que contribuam para o bem estar  social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, e, bem assim, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade".
     Sendo asism criado, o SESC surgiu com o caráter jurídico de direito privado, mantida mediante contribuição dos empregadores.
     Hoje a marca SESC está espalhada por todo território nacional com departamentos reginonalizados ligados a Federação do Comércio (FECOMERCIO).
     E para comemorar o anivrsário, está programada a mudança de logomarca que promete nacionalizar toda rede SESC espalhada pelo Brasil afora.
     Eu, como pertencente do quadro de funcionário do SESC a cerca de 2 anos, sinto-me orgulhoso de fazer parte desta história de 66 anos de muita cultura, lazer, educação, assistência odontológica e nutricional, educação esportiva, ação social e uma infinidade de atuação que só o padrão SESC tem.
    Parabéns. São 66 anos de uma contribuição social jamais realizada em todo o Brasil.
 

 

NOVA MARCA DO SESC SERÁ LANÇADA HOJE



     Hoje, 13 de setembro, data em que SESC completa 66 anos de atuação, o Serviço Social do Comércio apresentará ao país a sua nova marca.
     A mudança da identidade, que nos últimos anos marcou as ações e atividades da Instituição junto ao seu público e a sociedade em geral, é fruto de um extenso estudo, baseado na ampliação e renovação do trabalho do SESC ao longo do tempo, para se adequar à demanda de sua clientela.
     Ao longo de sua existência, o SESC mudou sua logomarca, mas sempre mantendo o padrão nacional SESC de assistência social.
      E esta nova marca será apresentada no intervalo da novela das 21h, Avenida Brasil, da TV Globo. 
     O símbolo mantém sua identidade com as cores azul e amarelo, tradicionais da Instituição, mas modifica seu formato, tendo uma imagem mais moderna e dinâmica.
     No período de um ano, as fachadas dos centros e espaços operacionais do SESC em todos os estados serão modificadas, de forma a criar uma unidade nacional, inclusive em Mossoró logo logo será percebida esta mudança.

ANIVERSARIANTE ANTÔNIO MANIÇOBA DE FARIAS

     
      Antônio Maniçoba de Farias é também aniversariante de hoje.
     Com ele vivo a experiência de trabalhar no SESC, unidade Mossoró a quase 2 anos, como azulzinho (auxiliar operacional).
     Guerreiro de Marcelino Vieira, Maniçoba (como é mais conhecido) se esforça para um dia melhorar de cargo ou de emprego que explore melhor suas habilidades.
     Valeu, amigo. Seu esforço será um dia recompensado e que o nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre ao seu lado.

ANIVERSARIANTE MAURÍLIO CARNEIRO

     Hoje quem está aniversariando é o meu  amigo e companheiro de trabalho, José Maurílio Carneiro.
     Maurílio, assim como eu, é funcionário público municipal, lotado na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Ele é uma figuraça.
     Com ele tenho vários projetos culturais para serem realizados, assim que conseguirmos apoios, e, talvez, coragem de agir.
     Escrever sobre este dito cujo é abrir a minha alma para descrevê-lo.
     Bom filho. Bom pai. Maurílio é um sonhador como eu. Missionário de Deus, Maurílio está sempre buscando e pregando o reino de Deus aos sedentos pela palavra de Deus, sem descriminação e intolerante com outros credos, diferentemente do seu.
     Tenho orgulho de tê-lo em meu rol de amigos.
     Com ele vivi e vivo o sonho de um dia contribuir bem mais com a cultura mossoroense.
     Com ele vivi e vivo a esperança de realizar estes sonhos culturais.
     Na foto ao lado, Maurílio está juntamente com com seus dois filhos, Naum e Ismael. Lembrando que vem aí, mais um herdeiro. 
     Parabéns, amigo Maurílio. Que Deus continue sempre abençoando sua vida, sua família, sua missão.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MISSA DE 7º DIA TÚLIO GARCIA DE OLIVEIRA - CATEDRAL DE SANTA LUZIA

 
Os famíliares e amigos consternados com o falecimento do amigo Túlio Garcia de Oliveira convidam a todos a se fazerem presente, hoje, a partir das 17 horas, na Catedral de Santa Luzia, para a missa de 7º dia em sufrágio de sua alma.
Agradecemos a todos que se fizerem presente. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

TRIO PARADA DURA


     Após a realização de uma apresentação de gala na Paróquia do Alto de São Manoel, eu pousei para a foto juntamente com meus amigos e parceiros, Saullo Russo e Paulo César Xavier.
     Fazendo parte do coral da UERN como um dos tenores, no longínquo ano de 1994, eu fui agraciado com as presenças destes dois ilustres companheiros do codó.
     Aliás, Saullo Russo foi o responsável por registrar este meu momento de apresentação através de suas lentes.
     Inclusive, tais registros serão publicados em outros momentos.
     Detalhe: a pintura de fundo eu não entendi direito: ceia, homem de gravata, Jesus, mulheres ???????????

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CRISMA DE ERIBERTO MONTEIRO

 
     O meu criama foi realizado com muita satisfação a mais de 10 anos atrás na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró.
     Minha confirmação como católico foi realizado pelo então bispo Diocesano, Dom José Freire (in memorian) e meu padrinho foi meu primo-irmão, Tácio Garcia, da Gondim e Garcia.
     Na fotografia o momento em que eu recebia a bênção com o óleo santo.
     Ao lado do bispo, como acólico, podemos ver o amigo Julimar, grande teólogo, grande filosófico.
 

domingo, 9 de setembro de 2012

BARAÚNAS X SOUSA-PB



     Hoje o Baraúnas joga uma partida decisiva contra o Sousa da Paraíba, a partir das 17h no Estádio Nogueirão.
     O jogo faz parte do 1º mata-mata (2ª partida) do Campeonato Brasileiro Série D.
     O tricolor mossoroense venceu a 1ª partida, em Sousa por 1 a zero, gol do centroavante Gilmar, por isso joga por um empate.
     Desde já o eribertomonteiro.blogspot.com.br convida a todos os torcedores a comparecer no Nogueirão para torcer juntos.
     E solte o Leão...

SAI PADRE SÁTIRO ENTRA PADRE CHARLES

    
     Hoje pela manhã o padre Charles Lamartine assumiu a Capela de São Vicente de Paulo no lugar que foi por longos anos dirigido pelo padre Sátiro.
     Sátiro que esteve a frente por quase 56 anos deixa muitas saudades. Saudades esta que só vai ser curada com o tempo. Com muito tempo mesmo.
     E estes anos todos foram de muitas palavras amigas, palavras de consolo, palavras de orientação espiritual, palavras que valerão para nossa vida inteira.
     Ao padre Charles Lamartine, seja bem vindo. A comunidade vicentina o acolhe na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SETE DE SETEMBRO E A PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

    
 
     Hoje o Brasil está comemorando a Independência do país. Muito significado para um país separar de outro que o "explorava".
     Em Mossoró foi erguido um obelisco em homenagem à independência em frente a praça do mercado central. Esta que mostra na ilustração. Inclusive a fotografia é antiga.
     Vale lembrar que, em Mossoró, a praça da independência era outrora a praça da Redenção e posteriormente mudada para o local de hoje.
     Tem relatos que embaixo do obelisco foram guardados alguns jornais da época da construção. Hoje tudo é uma relíquia. Pena que ninguém atentou para o histórico.
     Registrei nesta postagem a fogorafia antiga que faz parte do meu acervo particular com várias fotografias de épocas remotas de Mossoró.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

LUTO - MORRE TÚLIO GARCIA, MEU PRIMO

     Recebi hoje com muita tristeza o falecimento do meu primo paterno e amigo Túlio Garcia de Oliveira.
     Para quem não conhece Túlio, ele morou por anos na rua Francisco Isódio, nas imediações da praça do Codó. Inclusive ele é codoense da geração 70/80. Sua outra referência que damos é que ele  era irmão de Fernando Garcia e Tácio Garcia, da Gondim & Garcia.
     Além de Fernando e Tácio, Túlio era irmão de Inês Helena, Goreti, Maria das Graças (Gracinha) além de filho de Dona Salete Oliveira e “Tantico” (já falecido).
      O seu problema começou com uma forte dor de cabeça, levando-o a ser internado no Hospital Wilson Rosado. Posterior a esta dor, vieram convulsões e vários infartos, que, segundo seu filho, Eduardo Garcia, chegou ao número de 9 infartos.
       Túlio, que atualmente contava com 50 anos de idade, deixou órfão 4 filhos, sendo: Garcia, Eduardo, Fernanda e Gabriel de Oliveira.
     Ele que tinha larga atuação em representações comerciais, profissionalmente, eu trabalhei com ele por dois anos e ultimamente ele trabalhava com seu irmão na Gondim & Garcia.
     A fotografia do post retrata o momento do evento na Estação das Artes ao lado de Patrícia Zirca, minha irmã.
     O seu velório acontecerá na Capela do Perpétuo Socorro (no Centro de Mossoró) e o sepultamento amanhã no Cemitério São Sebastião, às 16h.
     Agradecemos a quem quiser fazer presente a este ato de fé e piedade cristã.
Que descanse em paz.

EFEITOS ESPECIAIS

     Para quem acessa o meu blog eribertomonteiro.blogspot.com já deve ter notado algo diferente. É que alguns efeitos estão sendo acrescentado ao layout desta ferramenta virtual.
     De pronto posso afirmar que alguns já podem ser considerados permanentes, enquando que outros estão em caráter provisório.
     Espero que o amigo internauta tenha gostado da novidade que, dia a dia, estão sendo estudados novos efeitos para bem melhorar na visualização do blog.
     Ao amigo internauta eu pergunto sobre o agrado e peço que comente sobre os efeitos, só assim estarei arduamente trabalhando para melhor atender a todos os meus seguidores.

DUPLA DINÂMICA DO CARNAVAL

 
     Nem sempre a vida é feita de seriedade. Temos que descontrair para aproveitar melhor a vida. E quem não já fez alguma bonecada em um carnaval super-bacana ?
     E bonecada por bonecada, olhem dois bonequeiros no último dia do carnaval de Tibau no ano de 2000, Saullo Russo e Eriberto Monteiro.
     Saullo era o meu guardião (de Eriberto Monteiro), pois eu não aguentava em pé de tanta Montilla. Neste momento nós já estamos pra lá, bem pra lá de Bagdá.
     A festa acabou bem antes para mim, jogado numa mesa de um bar. Adivinhe como ? Dormindo...
     Na hora da bebedeira minha pressã arterial tem costume de baixar me dando uma sonolência de pregar os olhos onde quer que eu esteja.
     Para Saullo Russo, reveja, meu amigo os bons momentos que passamos juntos em mais uma Festa do Codó.
 


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

POESIA DE ANTÔNIO SERAFIM


Luta contra a fome
Pela carne e o feijão
Luta de um povo
Que vive sem proteção

O lixo é dividido
Entre homens e animais
Políticos, olhem essa gente
Eles não são canibais

O pão que é de todos,
No mundo Deus deixou
Os ricos estão comendo
Vai para o lixo o que sobrou.


     Poesia do meu amigo Antônio Serafim que outrora enviou para o jornal alternativo Gazeta do Codó.
     Antônio era (digo era porque ele parou de produzir suas poesias) um grande poeta. Poeta que falava o que sentia e escrevia o que vivia. Sem muitos rodeios, Antônio foi autor de várias poesia, inclusive algumas em co-autoria comigo, vindo a transformá-las em canção.
     Para meu amigo Serafim, os parabéns pelas suas criações e que ele possa voltar a escrever o que faz a vida mais bela.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

GÍRIAS DO CODÓ



Antônio Serafim: Hein ?
Eriberto Monteiro: E então...
Saulo Russo: É o quê ?
Nelson Júnior: O que foi ?
Jaedson: Por quê ?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RETORNO FELIZ

    
     Hoje foi o meu retorno das minhas merecidas férias da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, local onde trabalho desde 2005.
     Sempre achei lá ser o melhor local para se trabalhar. Todos os companheiros de trabalho são amigos para todas as horas. Está certo que, como em todas as empresas, há as suas excessões.
     O que é mais gostoso de voltar ao trabalho como este é saber que a gente é bem recebido. Inclusive, no meu retorno, parecia uma festa. Tantos os colegas quantos os usuários me receberam super-bem. Não sabia que era tão querido assim. E a cada ano que passa, mais eu sinto esse calor da amizade dos meus colegas da instituição municipal.
     Amigo, até o diretor Almir Nogueira como todo seu carisma veio desejar um feliz retorno.
     Com este amigos, certamente o meu retorno será muito feliz. Já sinto a felicidade fazendo parte da minha vida depois destes reencontros com meus companheiros da Biblioteca Municipal.
     Obrigado, amigos pela festiva receptividade. Vocês são dez.

COMEMORAÇÃO DOS 64 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL


     A Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte, local que eu trabalho a mais de 7 anos, foi destaque no caderno Domingo, do Jornal De fato.
     A reportagem trouxe um pequeno histórico sobre a instituição pública, ressaltando  os momentos vividos desde a sua criação, em 1948, até os dias atuais.
     Para Almir Nogueira, diretor do órgão literário, o momento alto será a comemoração dos 64 anos de existência, a ser comemorado no dia 30 de setembro próximo.
     Para este evento será lançado uma plaquete que conta o histórico deste templo cultural de outrora até os dias atuais.
     Todos estão convidados para fazer parte desta história.

domingo, 2 de setembro de 2012

JOSÉ MARCOS, O PINTOR

 
    Meu cunhado José Marcos de Oliveira está trablhando com pinturas prediais juntamente com sue amigo Clidênio.
    Os serviços dos dois estão agradando a todos que solicitam pelo profissionalismo, responsabilidade e confiança.
    Então, se você deseja pintar seu imóvel com qualidade e um precinho totalmente acessível é só ligar para o 8747 7094 -  8808 9303 ou ainda entrar em contato pelo e-mail artepincelemdupla@hotmail.com