quinta-feira, 31 de maio de 2012

DE VOLTA, PELO MENOS PARCIALMENTE

     O eribertomonteiro.blogspot.com está de volta. Não sei se ao normal, mas pelo menos, aos poucos, a tendência é normalizar. Mas vale salientar que as postagens, por enquanto, sofrem com o não acréscimo de ilustrações. Como eu disse: a tendência é normalizar posteriormente.
     Durante este período (que para mim foi longo) tentei de várias formas para que o amigo leitor internauta não tivesse prejuízo. Porém, como eu sentia dificuldades em postar e quando acontecia, não conseguia ilustrar a matéria, causou-me um tremendo desgosto.
     Contudo, o amigo internauta fiquem ciente de que os esforços foram feitos e todo esforço é recompensado. Desde já agradeço pela paciência que os internautas tiveram para esperar a reguralização do blog.
     Nisso, espero que vocês continuem acessando, seguindo, criticando, enfim, participando, pois vocês são as maiores razões da existência do eribertomonteiro.blogspot.com.

domingo, 27 de maio de 2012

CAMINHADA HISTÓRICA DE MOSSORÓ

     Ontem Mossoró presenciou sua primeira Caminhada Histórica, esta realizada pela Viva Pormoções. Os dois consultores do Evento, Geraldo Maia e Sarvius Marcelus estão de parabéns pelo desempenho que diveram ao longo de percusso e na pesquisa realizada.
     Tenho algumas ressalvas a fazer sobre o assunto, mas por ser a primeira edição, posso considerar perfeita a promoção de Mossoró junto a sua população.
     Muita gente participou. Mais ainda ficou de fora. Acredito que no desenrolar de outros anos, novos participantes poderão conhecer mais a sua cidade ao longo da história de cada pedaço que a compõe.
     Aos participantes, às autoridades, à equipe cultural da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte que marcaram presença, meus parabéns.
     Mossoró merece ser conhecida pelos mossoroenses.

sábado, 26 de maio de 2012

EU

ERIBERTO MONTEIRO

Estou tentando colocar o blog novamente no ar, mas a dificuldades são grandes. Houve um problema que os experts tentam resolver, prém sem sucesso. Esta página é uma forma de teste. A foto eu não consegui incluir.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PARABÉNS PARA DAVID ALMEIDA


     Quem aniversariou esta semana foi o amigo David Almeida da Banda Bakulejo a quem a gente chama de David do Cavaco.

     David eu conheci quando do meu trabalho frente ao Sport Soccer Society em 1999 e de lá pra cá é só alegria tê-lo como amigo.
Inclusive fui convidado pelo mesmo a participar do programa vespertino Entre no Clima, que comanda ao lado de Lara Goes na TV Cabo Mossoró (TCM).
     A minha visita foi para divulgação do lançamento do meu livro: Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao Padre Sátiro.
     Parabéns David. Parabéns amigo. Deus o abençoe sempre.

terça-feira, 22 de maio de 2012

EQUIPE CULTURAL DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE

     A equipe cultural da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte está em constante reunião esta semana fazendo articulação para a 1ª Caminhada Histórica de Mossoró que aontecerá no próximo sábado (26/05), a partir das 15h pelas ruas da cidade.
     A intenção é registrar o máximo possível sobre o vento através de fotos, vídeos e áudios os mais importantes momentos do ocorrido.
     Todos a postos para o registro histórico contemporâneo mais importante da cidade.
     Paralelamente ao evento histórico acontecerá a Marcha da Maconha que teremos um representante para mostrar o que se passa neste evento.
     Estamos e estaremos trabalhando para melhor informar aos amigos leitores internautas.
     E em breve teremos novidades da nossa equipe.

FEIJOADA BENEFICENTE DA APAE / MOSSORÓ


     No domingo, dia 3 de junho, a APAE - Mossoró realizará um feijoada beneficente (sendo sua 5ª edição) com a participação de vários grupos musicais.
     O evento se dará no Porcino Park Center e contará com as presenças das bandas Samba Nobre, Forró dos 3, Radiola Club, Banda Inala, Banda Abadala, Forró Danado e David Almeida.
     O bilhete está sendo vendido na própria sede da APAE no bairro Abolição, conjunto Abolição II ao preço de 10 reais.
     Ao meu amigo presidente da instituição Sebastião Almeida (meu anjo da guarda na Prefeitura de Mossoró) muito sucesso em mais esta empreitada para angariar recursos para APAE - Mossoró.

domingo, 20 de maio de 2012

CAMINHADA HISTÓRICA DE MOSSORÓ - ROTEIRO


     A Caminhada Histórica de Mossoró é evento que busca mostrar para os participantes os monumentos históricos que a cidade dispões para visitação.
     Geraldo Maia é o coordenador histórico da caminhada que começará no Museu Municipal de Mossoró, a partir das 15 horas do dia 26 de maio de 2012.
     Em seguida o roteiro dará assim num trajeto aproximado de 2 km:


Loja Maçônica "24 de Junho";
Praça da Redenção "Dorian Jorje Freire;
Estátua da Liberdade;
Prédio da União Caixeiral;
Praça Vigário Antônio Joaquim;
Monumento ao Governado Dix-Sept Rosado;
Catedral de Santa Luzia;
Largo Monsenhor Humberto Bruening;
Câmara Municipal de Mossoró;
Praça Rodolfo Fernandes;
Praça Bento Praxedes (Praça do Codó);
Igreja de São Vicente;
Palácio da Resistência;
Memorial da Resistência;
Teatro Dix-Huit Rosado; e
Estação das Artes Eliseu Ventania.

     Todos estão convidados para prestigiar este evento histórico de Mossoró.

CAMINHADA HISTÓRICA DE MOSSORÓ

AJUDE AO MOSTEIRO SANTA CLARA, EM MOSSORÓ

     Já está confirmado para o dia 22 de setembro, às 20 horas, no Porcino Park Center, o show do padre Zezinho.
     Ele, que já esteve em Mossoró em outras oportunidades, desta vez pisa em solo mossoronse por uma causa nobre: ajudar na reforma do Mosteiro Santa Clara. É  que a renda será revertida para a reforma do Santuário.
     Inclusive, outras campanhas estão sendo feitas com este mesmo propósito e os amigos leitores internautas estão convidados para participar e contribuir. Procure a Rádio Rural de Mossoró, a Capela de São Vicente de Paulo ou próprio Mosteiro para saber como fazer.
     Padre Sátiro e as monjas agradecem desde já.
     Depois trarei mais detalhes desta campanha.

PADRE ROBSON DE OLIVEIRA EM MOSSORÓ

     O padre Robson de Oliveira, missionário redentorista do Santuário do Divino Pai Eterno, vai celebrar uma missa no dia 17 de junho no largo São João Batista, bairro Doze Anos, em Mossoró, às 17h30.
     O evento faz parte dos festejos de São João Batista na Paróquia de mesmo nome que inicia no dia 14 e encerrará no dia 24 de junho.
     O grupo litúrgico da paróquia, formado por Roberto da Caixa, Iatagan, Marcos Lopes está em formação. Inclusive fui sondado par assumir o teclado. Infelizmente, como o meu tempo é curto para ensaios, preferi não assumir o compromisso.
     Inclusive, tenho a notícia que estão formando um time de músicos de fazer inveja a qualquer banda. O grupo pretende formar com 2 guitarristas, dois violonistas, dois tecladista, um baterista, um baixista, um percussionista, 7 cantoras e, sei lá quantas pessoas mais. São tantas que perdi a conta.
     Por mais que não vá participar, fico na torcida para mais um sucesso de Roberto, Iatagan, Marcos Lopes e Cia.

REVISTA 100 ANOS DE DIX-HUIT ROSADO

      A revista 100 anos de Dix-Huit Rosado, idealizado pelo pessoal do Jornal de Fato, está perfeita, desde o projeto gráfico como também na reportagem do velho alcaide mossoroense. Poso até dizer que quem quiser conhecer melhor o ex-prefeito de Mossoró é só adquirir a revista.
     Dix-Huit Rosado, que foi prefeito de Mossoró-RN por três vezes, amava esta terra como ninguém. E é dele a frase mais emblemática a respeito o amor que viveu em terras mossoroenses: "Quem não faz um pouco mais por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém". E ele fez e aconteceu.
     "O que sinto por Mossoró não é amor, não paixão. É obsessão". Outra frase de efeito que registra o que ele sentia por Mossoró.
     Um outro símbolo do seu amor pela terra de Santa Luzia é o slogan da administração de Mossoró: "Mossoró Toda Vida".
     E foi a partir deste slogan administrativo de Mossoró que se criou um modelo para outras administrações como "Adoro Mossoró" e Mossoró da Gente".
      Eu cheguei a trabalhar com o mesmo no ano de 1994 quando comecei na prefeitura de Mossoró até sua morte, em outubro de 1996.
      Ao velho Guerreiro muitas saudades e rezo a Deus para descanso de sua alma. Um dia nos encontraremos novamente.

sábado, 19 de maio de 2012

MEU AMIGO SAULO RUSSO

     Esse é dos meus. Saullo dos Santos Russo. Flamenguista e torcedor do Potiguar de Mossoró. Sofredor por opção assim posso dizer.
     Conheci esta figura através do finado Henrique, quando eu ainda morava na rua Benício Filho. A amizade sincera entre nós nasceu a partir daí.
     Peladeiro por excelência, quando jogava com o mesmo eu era magro e ele gordo. Aliás, da turma somente ele tinha o corpinho mais cheinho. O restante era magro. Não é que vivíamos falando e reclamando porque o Saullo corria pouco devido a sua saliência. Saullo jogou uma praga que todos engordaríamos. Hoje eu peso 83 quilos (antes era apenas 54 kg.). Paulo, Ângelo, Antônio, Júnior, todos da turma ganharam uns quilinhos a mais. Será que foi devido a maldição ?
     Escrever sobre este camarada não caberia num livro. Foram muitas aventuras, muitos contos e muitas estórias que fico imaginando os bons tempos que passamos juntos.
     Ele fez parte da minha desde o momento que o conheci. Foi meu fotógrafo particular em vários momentos. Foi através de suas lentes que passei muitos momentos felizes de minha vida.
     Hoje a amizade continua.  Vivemos em momentos diferentes. Eu casei e ele ainda está solteiro. Admiro demais este rapaz. Será um eterno amigo do peito que jamais esquecerei.
      Sei que ele sempre está acessando estas páginas do blog e colaborando comigo, participando, criticando, opinando.
        Esta foto ao lado é de um passeio que fizemos com a turma e num momento de descontração bebíamos num quiosque a beira mar na cidade do Tibau.
     A Saullo esta homenagem. Pequena para o tamanho de sua áurea, mas que fica aqui o resgistro de minha admiração.
    Valeu, Saullo. Valeu, amigo Saullo Russo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

MISSA DOS COMUNICADORES



     No próximo dia 20 de maio, o casal Marcos / Rejane, responsável pelo setor da Diocese de Mossoró, informa que haverá a missa dos comunicadores na Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró.
     Para tanto, ele (o casal), convida a toda comunidade mossoroense, em especial os que fazem os meios de comunicação como rádios, TV´s, jornais, sites, blogs e similares a se fazerem presente.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

NA COLUNA DO EMERY COSTA

     Uma nota interessante que eu li na coluna de Emery Costa do Jornal O Mossoroense diz respeito ao período climático em nossa região, em especial, Mossoró.
     A última notícia que se tem é que Mossoró passará por um período de seca de, pelo menos, nove meses.
     Assim como Emery Costa lembrou, eu lembro como se fosse hoje o discurso dos meteorogistas: "este ano de 2012 teremos um período  chuvoso de regular para bom".
     Afinal, vai chover ou não ?
     Dá para acreditar  nestes caras, Emery ? Claro que não...

ANIVERSÁRIO DA FM SANTA CLARA


      Amanhã, dia 18 de maio a FM 105 Santa Clara, fundada pelo padre Sátiro Cavalcanti, sediada no Bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, completará 24 anos de existência.
      Para comemorar a data a emissora vai realizar uma programação especial tendo como título "105 paz e bem", apresentado por Niveldo Oliveira e Valéria Bulcão.
      Além desta programação a rádio vai realizar outras ações beneficentes em apoio ao Mosteiro Santa Clara que está necessitando de reformas em suas estruturas.
      Todos ajudando para benefício da comunidade mossoroense.

O "PRIMEIRO" CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ FOI EM 1977


     Certo dia um amigo pesquisador fez uma consulta histórica sobre o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró a minha pessoa.
     Na informação citei sobre os períodos que o espetáculo foi apresentado: de 2002 a 2011 ininterruptos e, 1977, quando da sua primeira apresentação.
     Para minha surpresa, ele duvidou da informação (do ano de 1977) e foi confirmar com as autoridades artísticos-culturais.
     Tudo bem. Na sua razão, resolveu consultar tais autoridades. O danado é que ninguém confirmou a história da encenação de 77 quando a cidade comemorou 50 de resistência ao bando de Lampião.
     Como sabedor da informação, busquei em meus dados, em meus arquivos e confirmei tal fato com fontes, inclusive em jornais locais. Então conclua: O "primeiro" Chuva de Bala aconteceu em frente a Capela de São Vicente, no dia 13 de junho de 1977. Está certo que o nome não era exatamente este. O nome escolhido foi "Espetáculo da Resistência". Evento feito para comemorar os 50 anos de resistência ao bando de Lampião. Nos mesmos moldes históricos do atual espetáculo do ataque do bando de Lampião à cidade de Mossoró.
     Diante dos fatos, tenho uma certeza: essas autoridades, mesmo sendo artísticos-culturais e ainda veteranos, subestimaram a informação de um simples escritor (Eriberto Monteiro) e seus 40 anos de idade.
     Já sei. Elas não leram o meu livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro para atualizar seus conhecimentos... Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em atendê-los...


quarta-feira, 16 de maio de 2012

CÂMARA CULTURAL DE MOSSORÓ

     A partir de hoje (às 15h), Mossoró conhecerá o mais novo projeto da Câmara Municipal de Mossoró: trata-se da Câmara Cultural.
     O projeto é uma proposta do vereador Flávio Tácito e visa promover os artistas locais em apresentações do trabalho cultural no interior da Câmara. Todos os espaços do legislativo municipal serão ocupados para promover o artista.
     É uma ótima oportunidade para os artistas mostrarem seu trabalho e a Câmara descobrir novos talentos.
     Para abertura do projeto, hoje teremos a seguinte programação:

Exposição do artista plástico Careca;
Lançamento do CD do cantor Everton Nascimento;
Lançamento do livro "Azougue.com 2", do escritor Caby da Costa Lima;
Apresentação da sanfoneira Alícia Naomi; e
Lançamento da I Caminhada Histórica de Mossoró.

     Todos estão convidados a prestigiar os artistas da Terra de Santa Luzia.

terça-feira, 15 de maio de 2012

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL


     Hoje é dia do Assitente Social. No meu convívio parabenizo aos colegas de trabalho do quadro do Sesc que brilhantemente realizam trabalhos sociais: Raquel, Adriana e Lázaro Fabrício.
     Outra que também parabenizo por este dia é minha prima Adriana Monteiro Nogueira. Apesar dela não exercer profissionalmente a função, trabalha incansavelmente com o público na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em Mossoró.
     Que Deus os ilumine hoje e sempre.

HOMENAGEM AO PADRE SÁTIRO


     A Loja Maçônica João da Escóssia, localizada na rua Felipe Camarão, no bairro Doze Anos presta homenagem ao padre Sátiro  em Sessão Magna Branca, comemorativa aos 45 anos da Loja.
     A solenidade começará às 19 horas e certamente com grande participação da sociedade mossoroense.

HOMENAGEM A MANOEL BARRETO





     Linda poesia em homenagem a Manoel Barreto Filho, falecido no último domingo publicada no jornal O Mossoroense de hoje que tomamos a liberdade de homenageá-lo também.




A UM AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.


Carlos Drummond de Andrade

COMO CONTACTAR COMIGO

     Estive por um príodo sem comunicação. É que meu celular estava com problemas e a partir de agora estou atendendo normalmente.
     Então, para quem interessar, estou com os contatos: 8886 0520 (celular), @Eri_monteiro (twitter), eribertomonteiro@hotmail.com (E-mail), ERIBERTO MONTEIRO (Orkut), Eriberto Monteiro (outro Orkut) e eribertomonteiro.blogspot.com (blog).
     Valeu a todos os meus amigos, conhecidos e anônimos que entram ou entraram em contato comigo parabenizando e seguindo comigo neste novo rumo digital.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MORREU UM GRANDE VICENTINO MANOEL BARRETO FILHO

     Morreu na madrugada de hoje (14/05) no hospital da Unimed, em Mossoró, o empresário e desportista Manoel Barreto Filho.
     Manoel Barreto, que tinha 71 anos de idade, na sexta-feira (11/05) passou mal e foi internado. Segundo o resultado dos exames, ele não apresentava nada grave, mas o médico resolveu internar.
     Na tarde de ontem (13/05) teve um parada cardíaca e foi para a UTI. Na madrugada voltou a ter outra parada e não conseguiram reanimá-lo.
     Para quem não conhece Manoel Barreto, ele foi proprietário da retifica São Cristóvão, foi dirigente e presidente do Potiguar de Mossoró e ainda, vice presidente da Liga Desportiva Mossoroense de Futebol. Inclusive o Potiguar tem o seu único título no campeonato potiguar conseguido em sua presidência, em 2004.
     Ele também assistia aos domingos missa na Capela de São Vicente de Paulo, no Centro de Mossoró, onde encontrávamos. Era um vicentino carismático.
     Para os torcedores do Potiguar de Mossoró, e seus entes queridos, em especial aos filhos Barreto Junior, Laumir Barreto e Viviane os sentimentos de pesar.
     O Velório acontecerá pela manhã na Capela de São Vicente, em Mossoró e em Natal a partir das 17:00h na Rua São José. O sepultamento será às 11:00h, amanhã (15/05), no Cemitério Morada da Paz, em Natal.
     Que Deus o acolha em seu coração.

domingo, 13 de maio de 2012

MINHA MÃE E SEUS FILHOS


     Esta é minha mãe, Ivanilde Zirca, ao lado de seus filhos: Maria Oliveira Monteiro Neta, Patrícia Zirca de Medeiros e, eu, Eriberto Monteiro.
     Falar sobre ela, escrever sobre ela é...Só digo uma coisa: ela é demais. (...)

CAPELA DE SÃO VICENTE DE PAULO FAZ SUA HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES


     Nesta manhã o Grupo Vocal e Instrumental Queremos Deus fez uma belíssima homenagem às mães na missa matutina da Capela de São Vicente de Paulo.
     Maria Rayane, Jéssica Receba, Maria Cleite, José Nilson, Osmair, José Marcos, Eriberto Monteiro, Rafael Monteiro, João Beirinha, Eduardo Marcondes, Evanete Rebouças, Glória Gurgel, José Marcos Filho e João Neto  fizeram uma apresentação de Fazer rolar lágrimas por todos que estavam no recinto. Contando com colaboração de Gilvaneide Lopes e Sabrina Vitória que também fizeram parte da apresentação.
     O próprio padre Sátiro não aguentou tamanha emoção e chorou e deixando faltar palavras.
     Ao final, todas as mães receberam uma lembrança da Capela de São Vicente de Paulo em nome de padre Sátiro Cavalcanti.

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

     A homenagem que passamos a apresentar vem do jovem poeta Alreci Bezerra. Ele, que vem sendo uma bela promessa na arte poética, está sendo moldado tecnicamente junto ao renomado poeta Aldaci de França.
     Com vocês, homenagem de Aureci Bezerra às mães de todo o Brasil. Vale lembrar que ele teve a compnahia de sua amada Zenara na confecção da poesia.
     Parabéns, poeta e poetisa. Parabéns mamães pelo seu dia.

PARABÉNS, PARABÉNS A TODA MÃE
Antes mesmo do seu nascimento,
Nutre a mãe pelo filho um sentimento,
Amor sublime é o que ela sente,
Todo o amor incondicionalmente.

Um bom filho é grato à mãe querida,
Guerreira na maior luta da vida,
Sacrifícios, e noites mal dormidas,
Vive sem olhar as próprias feridas.

A mãe é um ser muito iluminado,
Por nosso Deus abençoado,
No seu coração não cabe rancor,
A Palavra mãe é sinônima de amor.

O amor de mãe é como o amor de Deus,
É eterno, puro, e verdadeiro,
Ela amou ao seu filho primeiro,
Abre mão da sua vida pelos seus.

Parabéns toda mãe cuidadosa,
Seu valor excede a jóia preciosa,
Mãe que ora, luta, sofre, e se doa,
Sua prole é uma semente boa.

sábado, 12 de maio de 2012

PADRE SÁTIRO E OS MEUS LIVROS

     Sempre que encontro com o querido padre Sátiro o mesmo faz cobranças com relação ao próximo trabalho literário. Certamente ele ficou sabendo dos livros que estou prestes a encerar a pesquisa.
     O primeiro se chama "Bairros de Mossoró - Uma ótica diversa". Como o nome surgere é sobre os bairros da cidade contando dados históricos, curiosidades e outras informações. Este trabalho estou fazendo ao lado do professor de Geografia Maurílio.
     O seguinte é o livro "Fotos que contam fatos" ao lado do professor de história Olivá Leite. A obra conta história através das fotos  com um texto breve sobre o relatado.
     Como o padré Sátiro foi o meu padrinho no trabalho sobre a Capela de São Vivente, o mesmo tem interesse nas minha próximas obras. Um bom presságio.
     É aguardar para conferir.

16ª MOSSORÓ CIDADE JUNINA

     A prefeitura Municipal de Mossoró confirmou a programação da 16ª edição do Mossoró Cidade Junina deste ano. O evento será realizado de 09 de junho a 01 de julho com cerca de 100 atrações musicais.
     A gerente da Cultura, Clézia Barreto, divulgou a programação fechada e os shows que acontecerão na Estação das Artes e entornos. A prórpia Estação abrigará o Circo do Forró e o Forró dos Cafonas, com atividades a partir das 21 horas.
     A abertura será feita com o Pingo da Mei’Dia tendo animação da dupla Ítalo e Renno, das bandas Forró dos Plays e Forró dos 3. O festejo inicial contará com o trio elétrico Brocoió puxando o comboio junino no Corredor Cultural.
     As apresentações musicais na Estação das Artes começarão no dia 14 e seguem até o dia 30, de quinta a sábado.

Confira a programação completa.

- Circo do Forró (quintas e sextas) – 21h
- Forró dos Cafonas (sábados) – 21h
- Forraço (quarta, 27 de junho) – 21h
- Shows musicais (quinta a sábado) – 21h

DATA – ATRAÇÃO

Sábado (09/06) – Pingo da Mei’Dia – Ítalo e Renno, Forró dos Plays e Forró dos 3.
Quinta (14/06) – Forró Doidera, Forró da Curt ição e Garota Safada.
Sexta (15/06) – Encaixe Perfeito, Pegada de Luxo, Saia Rodada e Toca do Vale.
Sábado (16/06) – Samba Nobre, Forró do Gordim, Forró Danado, Aviões do Forró e Bakulejo.
Quinta (21/06) – Flor Mania, Banda Líbanos e Furacão do Forró.
Sexta (22/06) – Messias Paraguai, Forró Arretado, Bonde do Brasil e Forró Pé de Ouro.
Sábado (23/06) – Genê di Paula e Banda, Nataly e Banda Abadala, Bonde das Gatinhas, Forró do Muído e Gilvan Costa e Forró Remelexo.
Quarta (27/06) – 20h – Forraço
Quinta (28/06) – Forró Mais Eu, Cavalo de Aço e Dorgival Dantas.
Sexta (29/06) – Roberto e Banda Maior Expressão, Forró dos 3, César Menotti e Fabiano e Jogo de Cintura.
Sábado (30/06) – Papel Gomes, Andrade J r. e Banda, Eliane, Ferro na Boneca e Banda Inala.

CÂMARA CULTURAL DE MOSSORÓ


     A partir do dia 16 de maio Mossoró  conhecerá o mais novo projeto da Câmara Municipal. Trata-se da Câmara Cultural.
     O projeto é uma proposta do vereador Francisco José Júnior e visa promover os artistas locais. Toda sexta-feira haverá apresentação do trabalho cultural de um artista diferente.
     Desta feita, todos os espaços do legislativo municipal serão ocupados para promover o artista e a cultura da cidade.
     É uma ótima oportunidade para os artistas mostrarem seu trabalho e a Câmara descobrir novos talentos.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA, MARIA OLIVEIRA MONTEIRO NETA

     Hoje quem está aniversariando é minha irmã, Maria Oliveira Monteiro Neta, a Netinha.
      Escrever sobre ela é uma tanto difícil, pois a mesma é "pau pra ´dá em doido". Uma batalhadora fonte de inspiração para muita gente.
      A ela desejo muitas felicidades, toda felicidade do mundo e que Deus sempre abençoe hoje e sempre.
      Na foto temos o registro dela ao lado de nossa mãe que não posso nem comentar. É dez. E dez mais dez é vinte. Esta dupla é vinte.
      Obrigado Deus por tê-las sempre comigo.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

KYDELMIR DANTAS É O CARA



     Rapaz, quem eu tive o enorme prazer de encontrar no lançamento do livro de Antônio Alvino na Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte a pouco tempo foi  amigo Kyldemir Dantas.
     Kydelmir, que é Agrônomo, pesquisador e poeta de Nova Floresta, Paraíba, publicou, vários trabalhos, dentre eles artigos na imprensa nordestina, livros, plaquetes e cordéis.
     Suas produções podemos relacionar “Remendos” – poesia e prosa (2001); “Luiz Gonzaga e o Ceará” - plaquete (2004); e o cordel “A Peleja do Raio da Silibrina contra o Relampo da Palavra” (2008) (com o pseudônimo de Antôi Dedé).
     Ele me deu uma notícia que responsabiliza ainda mais no trajeto de escrever. Segundo Kyldemir, sempre que pode acessa o blog para acompanhar as informações aqui postadas.
     Como eu disse, a responsabilidade aumenta sabendo que uma personalidade está acessando meu blog eribertomonteiro.blogspot.com
      Obrigado, amigo. Você é o cara.

LANÇAMENTO DO LIVRO CONTRAPONTOS

     Hoje, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte tem o lançamento do livro contrapontos - Reflexões a partir da vida em rebanho, de Antônio Alvino da Silva, pela editora Sarau das Letras.
Despertar uma nova visão sobre as coisas do cotidiano. O livro "Contrapontos - reflexões a partir da vida em rebanho", de Antônio Alvino da Silva Filho, tem essa máxima como principal filosofia.
     O "Contrapontos - reflexões a partir da vida em rebanho" reúne mais de 60 crônicas/ensaios sobre uma nova maneira de se observar as coisas comuns do dia-a-dia, "o lado B da vida", como intitula Cláuder Arcanjo. O título trata de diferentes temas como política, religiosidade, casamento.
     O prefácio é do escritor "desaparecido" Marcos Ferreira e a edição do poeta Clauder Arcanjo.
     O livro estará à venda nas principais livrarias da cidade, ao preço de R$ 20,00.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ANIVERSÁRIO DE TARCIO GARCIA



     Meu primo, amigo e  padrinho, Tarcio Garcia está completando ano no próximo dia 11. Desta figura eu quero ser o primeiro a parabenizá-lo.
     Ele que muitas alegrias dá ao povo mossoroense através dos eventos promovidos pela sua Gondim e Garcia, tem alegria em dobro ao lado de sua família neste dia especial.
     Que Deus o ilumine sempre.

terça-feira, 8 de maio de 2012

FOTOS ANTIGAS DE MOSSORÓ

     Estou com um acervo de causar inveja a muita gente de fotos antigas de Mossoró. É o resultado de muita pesquisa, disponibilidade de pessoas, trocas e outras coisas mais.
     As pessoas que gentilmente contribuíram para a captura das imagens um grande abraço e para um dos maiores responsáveis pela história de Mossoró através da fotografia, no caso Manoelito Pereira, que Deus o tenha em seus braços.
     Em tempo: lembrando que eu tenho um projeto de resgatar algumas fotos e publicá-las em livro ao lado do meu amigo historiador Olivá Leite. Inclusive a pesquisa ja foi iniciada com várias fotos catalogadas. O título do livro é "Fotos que contam Fatos". É um resgate histórico da cidade através da imagem.

PARABÉNS AO JORNALISTA CARLOS SANTOS

     Quem andou aniversariando no início mês foi o blog do amigo Carlos Santos. É o http://blogcarlossantos.com.br que em cinco anos de informações. E nesta empreitada o amigo Carlos informa em primeira mão notícias políticas e diversas do nosso estado e da nossa cidade. Pode-se até dizer que este blog é um dos mais acessados de todo Brasil. Na foto tenho a presença dele no lançamento do meu livro Capela de São Vicente: fé e bravura - de Vicente ao padre Sátiro. Obrigado, amigo e parabéns.

domingo, 6 de maio de 2012

WELLINGTON DO CHOCOLATE E DO SOM DO PAI

  
     Hoje encontrei com o amigo Wellington Martins ex-vocalista da banda de pagode Chocolate Sensual e hoje vocalista do grupo Som do Pai.
     Gente fina que eu conheci quando participei do coral da Paróquia de São João Batista e tocávamos juntos pelas ruas da cidades em grupos religiosos ou não.
     Wellington declarou que gravou o seu segundo 2º CD pelo grupo religioso Som do Pai, no qual o mesmo é vocalista e um dos líderes.
     Ele, que também é vocalista do grupo Axé Power do amigo Alan Jones, mesmo proprietário da excelente banda Radiola Clube, mantém um blog da banda som do pai. Anotem aí: somdopai.blogspot.com
     Acesse, siga, opine. É o som de Deus chegando até os corações mais ávidos por uma palavra.
    

sábado, 5 de maio de 2012

A VICENTINA CLARISSA PAIVA

     A amiga jornalista Clarissa Paiva, outrora vicentina da Capela de São Vicente (era líder do Grupo Juventude Vientina Mossoroense da referida Capela), assume a apresentação do TCM Notícias, jornal da TV Cabo Mossoró (TCM) que vai ao ar todos os dias (de segunda a sexta) ao meio dia.
     Na foto ao lado vemos nossa querida amiga e seu grupo de vicentino ao lado do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.
     Clarissa é a primeira do lado esquerdo, tentando se agachar. Inclusive esta foto foi publicada no livro "Capela de São Vicente: fé e bravura - De Vicente ao Padre Sátiro", de minha autoria.
     A ela muito sucesso e que Deus sempre a abençoe.

AJUDA DA CBF À SÉRIE D

     Marcos Maia, vice presidente do Baraúnas, confirmou a notícia de que a CBF vai ajudar as equipes da Série D.
     É um grande alento para o times que lutam tanto para chegar a esta competição e com muita dificuldades participam.
     Para o Baraúnas, representante de Mossoró e do RN na competição nacional é uma ótima oportunidade para melhorar o elenco e representar bem o Estado.
     Avante, Baraúnas...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

LANÇAMENTO DE LIVRO


     A Editora Sarau das Letras programa para o dia 10 de maio, às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizado na praça da Redenção Dorian Jorge Freire, no Centro de Mossoró, o lançamento de mais um livro, desta feita de autoria de Antônio Alvino.
Todos estão convidados.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MARRA DE ATOR



     Este é meu filho mais velho, então com 3 anos. O camarada com esta idade já tem marra de ator. Seu nome é Lucas Rafael, nome de artista. Se Deus assim permitir seu destino será brilhante. Assi peço muito para que Rafa seja sempre iluminado por Deus. Que Deus o abençoe.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

LAIRTON E SEUS TECLADOS E ERIBERTO MONTEIRO

                             
     Próximo dia 5 de maio Lairton, aquele do Moranguinho do Nordeste, estará se apresentando no Porcino Park Center, aqui em Mossoró-RN.
     Para quem não sabe, Lairton, intitulado Lairton e seus teclados, fez parte da minha vida e é um dos responsáveis direto pela conquista do coração da minha amada Rosimeire Lopes, hoje minha esposa. 
     Na época, éramos fãs do músico e participamos de um show do mesmo no Palácio do Forró, local onde hoje funciona o Cidade Alternativo.
     Lairton e seus teclados, que por sinal pouco tocou teclado, fez um excelente participação ao lado de sua banda. Pense num show de primeira...
     O show se desenvolveu pela madrugada a dentro e como eu não sou besta nadinha, fiquei curtindo suas músicas e ao mesmo tempo namorando aquela que viria a ser a mãe dos meus filhos.
     Ao término da apresentação e por cortesia de Tácio Garcia através de sua irmã Inês Helena, tivemos acesso ao camarim do artista, resultando num flash daqueles que podem acompanhar acima.
     Lembrança do tempo em que curtimos o romantismo do Moranguinho do Nordeste.
     Ah! É o amor...

terça-feira, 1 de maio de 2012

GRUPO VOCAL E INSTRUMENTAL QUEREMOS DEUS

          Na manhã do dia 1º de maio, o Grupo Vocal e Instrumental Queremos Deus fez mais uma brilhante apresentação. Desta feita no ato ecumênico do aniversário de 35 anos do jornal Gazeta do Oeste.
     Eu, que outrora no final dos anos noventa, participei deste jornal como repórter estagiário, tendo como auxiliares do meu trabalho Izaíra Tallita, Sayonara Amorim, Márcio Alexandre, Isaías Garcia, Willlian Robson, Marcos Santos, César Santos e outros.
     Foi enorme a satisfação de fazer parte desta festa ao lado da família Queremos Deus da Capela de São Vicente que dia a dia, com muita satisfação, evangeliza a palavra do Senhor com a música.

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR

     O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor revolucionaram o modo de produzir. Esse processo ficou conhecido como "Revolução Industrial".
     A Revolução Industrial não foi um processo pontual; se alongou também pelo século XIX e concentrou os trabalhadores em fábricas. Mas as fábricas daquela época, não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos. Os empregados, homens, mulheres e crianças, chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
     Em diversos países os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as Trade Unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.
      Em 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
     Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu, por proposta de Raymond Lavigne, convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersa pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou o 1º de maio como dia internacional de reivindicação de condições laborais. Era, portanto, um dia de luta, de protestos pelos direitos trabalhistas.
     No Brasil, até o início da Era Vargas (1930-1945), o Dia do Trabalhador era marcado por momentos de protestos e críticas às estruturas socioeconômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transformou o dia internacional de reivindicação de condições laborais em "Dia do Trabalhador". Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.
Antes, no primeiro dia do mês de maio, as tropas e as polícias ficavam de prontidão, os patrões se preparavam para enfrentar problemas e os trabalhadores não sabiam se no dia seguinte teriam emprego, liberdade ou até a vida. Depois do "jeitinho brasileiro", tudo isso foi esquecido. Poucos são os trabalhadores ou até os sindicalistas, que conhecem a origem do 1° de maio. Muitos pensam que é um feriado decretado pelo governo. Existem até aqueles que pensam que foram os patrões que inventaram esse dia para homenagear os seus trabalhadores.
     Apesar de tudo, a luta daqueles "Mártires de Chicago" repercute até hoje. Graças às lutas que se iniciaram a partir daquele movimento, os trabalhadores hoje têm os seus direitos trabalhistas garantidos. Mas a gente sabe que isso nem sempre acontece, pois ainda é muito comum, mesmo nos dias de hoje, trabalhadores sem carteira de trabalho, crianças que são exploradas no trabalho, minoria que sofrem preconceito nos empregos, sem falar do enorme número de pessoas que não conseguem encontrar um trabalho.
     Como diz um refrão popular, "festa é bom", mas não devemos esquecer que ainda há muito para se conquistar. E que o 1° de Maio, apesar das conquistas, sempre será o "Dia Internacional de Reivindicação de Condições Laboriais".

Fonte: Jornal O Mossoroense.

ERIBERTO MONTEIRO NO JORNAL O MOSSOROENSE

     Neste último domingo o jornal O Mossoroense publicou mais uma poesia de minha autoria denominada Solidão.
     A iniciativa de Caio César Muniz, Editor de Cultura do jornal, faz parte dos incentivos apresentado por este poeta presidente da POEMA aos velhos e novos talentos mossoroenses que querem mostrar a sua arte.
     Esta poesia já foi publicada neste espaço e aqui repito pela repercussão que teve diante da sociedade de Mossoró-RN.

SOLIDÃO

A vida na vida
Eu quero viver
Dizer que sou eu
Sentir que sou você
Olhar em você
E me sentir refletido
Caminhar comigo mesmo
E você caminhar consigo
Em busca de mim mesmo
Só você que eu vejo
Querer o que eu quero
E só você que eu desejo
Sentir que eu sou amor
E não ser nem paixão
Procurar só em você
E me sentir na solidão